Depois de caminharmos juntos durante as cinco semanas da quaresma agora adentramos na Semana Santa. Semana em que nós mergulhamos no mistério de nossa salvação e atualizamos em nossa vida a liturgia da paixão e morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.
Esta semana começou com o Domingo de Ramos e, através de sua liturgia, todos nós aclamamos Jesus Cristo como Rei. Ele entra triunfalmente em Jerusalém e toda multidão o acolhe. Esta mesma multidão que o aclama como Rei e Senhor, mais tarde dá a sentença de morte, gritando em alta voz: crucifica-o!
Nos dias que seguem, queremos acolher e aclamar em nossa vida toda a Palavra de Deus para que tenha total significado em nós a passagem da morte para vida nova, da cruz para alegria da ressurreição.
 Durante as cinco semanas da quaresma, fizemos um caminho de reflexão a partir das moções e princípios que tem norteado a Renovação Carismática Católica com a finalidade de unir nossa vida e espiritualidade à vontade de Deus e ao mistério da cruz.
Agora, estamos nos aproximando do grande dia, o dia da ressurreição e o convite é para que nossas reflexões sejam guiadas pela Palavra de Deus.  Utilizemo-nos das Sagradas Escrituras e experimentemos o poder desta proclamação em nossa vida, renovando-nos a fé e fortalecendo-nos na esperança.

Quarta-feira 20/04


De maneira muito especial, vamos recordar das dores de Nossa Senhora e unir nossa oração as ações de Maria. Com o auxilio de nossa Mãe, peçamos ajuda para saber enfrentar os momentos de sofrimentos em nossa vida.


Primeira dor: Maria acolhe na fé a profecia de Simeão. “Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição – uma espada transpassará tua alma! E assim serão revelados os pensamentos de muitos corações!”(Lc2,34-35)


Segunda dor: A fuga da Sagrada família para o Egito. “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo. José levantou-se de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito”. (Mt 2,13-14)


Terceira dor: Maria procura Jesus em Jerusalém. Terminados os dias da festa, enquanto eles voltavam, Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais percebessem. Pensando que se encontrassem na caravana, caminharam um dia inteiro. Começaram então a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Mas como não o encontrassem, voltaram para Jerusalém, procurando-o. (Lc 2,43-45)


Quarta dor: Maria se encontra com Jesus no caminho do calvário. “Enquanto levavam Jesus, detiveram certo Simão, de Cirene, que voltava do campo, e mandaram-no carregar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o uma grande multidão do povo, bem como de mulheres que batiam no peito e choravam com ele”. (Lc 23,26-27)


Quinta dor: Maria aos pés da cruz de seu filho. “Junto à cruz de Jesus, estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cleofás, e Maria Madalena. Jesus ao ver sua mãe e ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher eis o teu filho!” depois disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!” A partir daquela hora, o discípulo  a acolheu no que era seu (Jo 19,25-27)


Sexta dor: Maria recebe em seus braços Jesus, descido da cruz. “ Ao entardecer veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que também se tornara discípulo de Jesus. Ele foi procurar Pilatos e pediu o corpo de Jesus. então Pilatos mandou que se lhe entregasse o corpo. José tomando o corpo, envolveu – num lençol limpo e o colocou num túmulo novo, que mandara escavar numa rocha. Em seguida rolou, uma grande pedra na entrada do túmulo e retirou-se. Maria Madalena e a outra Maria estavam ali sentadas, em frente ao sepulcro”. (Mt 27,57-61)


Sétima dor: Maria entrega Jesus para ser sepultado, aguardando a ressurreição. “Eles pegaram o corpo de Jesus e o envolveram, com os perfumes, em faixas de linho, do modo com que os judeus costumavam sepultar. No lugar onde Jesus foi crucificado havia um jardim, um tumulo novo, onde ninguém tinha sido ainda sepultado. Por ser dia de preparação para os judeus, e como o túmulo estava perto, foi lá quem eles colocaram Jesus”. (Jo 19,40-42)