Ao término da missa que o Papa presidiu na Praça São Pedro na manhã deste segundo Domingo da Páscoa, festa da Divina Misericórdia, Francisco conduziu a oração mariana do Regina Coeli, na qual dirigiu seu pensamento “a todas as populações que têm sede de reconciliação e de paz” e, em particular, lançou um apelo em favor da paz na Ucrânia.

“Penso, em particular, no drama de quem sofre as consequências da violência na Ucrânia: daqueles que permanecem nas terras abaladas pelas hostilidades que já causaram milhares de mortos, e daqueles – mais de um milhão – que foram levados a deixá-las por causa da grave situação que perdura.

“Os envolvidos são, sobretudo, anciãos e crianças. Além de acompanhá-los com meu constante pensamento e com minha oração, decidi promover um apoio humanitário em favor deles.”

Com esta finalidade, prosseguiu o Pontífice, no domingo, 24 de abril, será feita uma coleta especial em todas as igrejas católicas da Europa.

“Convido os fiéis a se unirem a esta iniciativa do Papa com uma generosa contribuição. Este gesto de caridade, além de aliviar os sofrimentos materiais, quer expressar a minha proximidade e solidariedade pessoal e de toda a Igreja à Ucrânia. Veementemente, faço votos de que isso possa, sem mais tardar, ajudar a promover a paz e o respeito ao direito naquela terra tão provada.”

Francisco aproveitou a ocasião para lembrar que esta segunda-feira (04/04), celebra-se o Dia Internacional de Sensibilização para o Problema das Minas e Ajuda à Ação Anti-minas.

“É muito alto número de pessoas que continuam sendo mortas ou  mutiladas por estas terríveis armas, e homens e mulheres corajosos colocam a vida em risco para bonificar os terrenos minados. Renovemos o compromisso por um mundo sem minas.”

O Santo Padre concluiu saudando todos os que tinham participado da Santa Missa, em particular, os grupos que cultivam a espiritualidade da Divina Misericórdia, e a todos concedeu a sua Bênção apostólica.

Fonte: Rádio Vaticano