RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

2007 – Jubileu 40 anos – “Celebrando Pentecostes”

Rede Nacional de Intercessão

Março de 2007

 

“O caminho da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual. O progresso espiritual envolve ascese e mortificação, que levam gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças”. (Catecismo 2015)

 

A quaresma é o tempo propício para buscarmos esse crescimento espiritual narrado no Catecismo da Igreja Católica. Neste tempo, cada intercessor, deve lutar para ser fiel às promessas do seu batismo sacramental e associando-se ao mistério de Jesus no deserto, resistir como Ele, contando com a força e auxílio do Espírito Santo às tentações.

 

Esse tempo configura-se pela ascese (prática de exercícios espirituais) e penitência, pois quando nos deixamos ser conduzidos pelo Espírito Santo, adquirimos uma capacidade maior de controlar nossos instintos e a liberdade de coração. É um tempo que procuramos intensificar os exercícios espirituais, como a leitura orante da Palavra de Deus, as liturgias penitenciais; procurando privações voluntárias como o jejum e a esmola e a partilha fraterna (obras de caridade e missionárias).

 

Como intercessores, devemos disciplinar ainda mais nossa oração pessoal, tendo como primeiro recurso a Palavra de Deus, e a partir dela, travar um diálogo de amor, breve e simples com o Senhor. Pedindo socorro ao Espírito Santo, para detectar onde somos tentados (cf. Jo 16,7-11), e assim Ele virá em auxílio as nossas fraquezas (cf. Rm 8,26), reconhecendo também a infinita misericórdia de nosso Deus.

 

Quando mergulhamos na oração ascética, conseqüentemente passamos a interceder, pois quando dizemos a alguém: “Vou rezar por você”, assumimos um compromisso muito importante. É uma pena que esse comentário muitas vezes não passe de uma expressão de interesse. Mas, quando aprendemos a descer com nossa mente em nosso coração, todos os que fazem parte de nossa vida são guiados à presença curativa de Deus e tocados por ele no centro de nosso ser. É o mistério em que o coração, centro de nosso ser, é transformado por Deus em seu coração, um coração grande o bastante para abraçar todo o universo. Pela oração, carregamos em nosso coração toda a dor e tristezas humanas, todos os conflitos agonias, toda a tortura e a guerra, toda a fome, solidão e miséria, não por causa de alguma grande capacidade psicológica ou emocional, mas porque o coração de Deus uniu-se ao nosso.

 

 

Sugestão: Tenha como auxílio o Retiro Popular 2007 de D. Alberto Taveira Corrêa para a oração pessoal neste tempo quaresmal.

Procure praticar gestos concretos de caridade, como auxílio a pessoas carentes, visita a doentes, etc.


 

 

Intenção do Mês

 

 

 

Intenções Permanentes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vicente Gomes de Souza Neto

Coordenador Nacional do Ministério de Intercessão na RCC