Começou ontem a série lives para estudos aprofundados sobre o Evangelho de João, intitulada “Do Chamado ao Envio”, no YouTube da RCCBRASIL. A série, promovida pelo Ministério de Pregação da RCCBRASIL, tem como objetivo explorar os direcionamentos do Senhor para o tempo atual, especialmente enfatizando o verbo do ano: “Ir”.

O encontro inaugural foi conduzido por Leandro Rabello, coordenador nacional do Ministério de Pregação da RCCBRASIL, e contou com a participação do Padre Micael de Moraes, membro do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador. O tema abordado foi “Quem é São João, o Evangelista?”.

A série de estudo será amparada pelo livro ‘O Evangelho de João: um breve comentário’, disponível na Loja RCCRASIL, de autoria do Padre Micael, onde o sacerdote destaca a complexidade e a riqueza do Evangelho de João, ressaltando sua natureza profunda e judaica. “Em um primeiro momento a preocupação foi pegar os símbolos que o evangelista utiliza para que a gente tenha uma visão clara e fazer um vocabulário teológico mínimo, mas de modo que a pessoa que lê o evangelho, ela tenha um guia para ler sem cair em incompreensão. Em um segundo momento, a revisão clássica do evangelho de João, que é o prólogo, o livro dos sinais, o Livro da Glória e o apêndice”.

Durante a live, Leandro Rabello enfatizou a importância de buscar fontes confiáveis para o estudo da fé, especialmente em um contexto em que há uma diversidade de conteúdos disponíveis na internet. Padre Micael concordou, destacando que a Sagrada Escritura é a melhor fonte de conhecimento sobre São João Evangelista.

Um dos pontos de destaque foi a relação entre João e o “discípulo amado”. Padre Micael explicou que, embora haja debate sobre essa questão, a Igreja considera que João e o discípulo amado são a mesma pessoa. “A única vez que isso aparece na Sagrada Escritura é no evangelho de João. É como se nós estivéssemos falando de nós mesmo na terceira pessoa. Nós temos que lembrar, é João quem escreve o mandamento novo em que o amor, para o Evangelho de João, caracteriza o discípulo. E é ele, o próprio João, que se vê deste modo”.

Por fim, os condutores da live falaram sobre a vida de João após a morte e ressureição de Cristo. Padre Micael citou algumas passagens da Bíblia que falam de João nos pós ressurreição, como por exemplo o Ato dos Apóstolos que cita o momento em que Pedro e João subiram para o templo para rezar à hora nona. A intenção do Padre foi esclarecer que João não morreu como mártir, que ele foi o último dos apóstolos, ficando vivo até o final do século primeiro, começo do século segundo.

A série de estudos sobre o Evangelho de João continuará na última terça-feira de cada mês, às 20h30, no YouTube da RCCBRASIL. Não perca a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre este Evangelho tão rico e significativo para a fé cristã.