No domingo, 19 de maio, toda a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes. Nesta data, recordamos a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, conforme narrado no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 2. Foi a partir deste acontecimento que iniciou a missão pública da Igreja de anunciar o Evangelho, sendo sustentada e guiada pelo Espírito Santo até hoje.
Celebrado cinquenta dias após o domingo de Páscoa, a data é especialmente relevante para a RCCBRASIL, que vê neste evento um tempo de renovação espiritual e de relembrar o poder transformador do Espírito Santo nas vidas dos fiéis. Segundo Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Pentecostes não é apenas uma lembrança do passado, mas uma realidade presente.
“O Espírito continua sendo derramado sobre a humanidade aqui e agora. Então Pentecostes é a festa da Igreja, é a festa da abertura do coração à graça de Deus."
Contudo, para receber o Espírito Santo é preciso se estar preparado. Por isso, neste tempo, a Igreja Católica é convidada a se preparar para Pentecostes, rezando a novena oficial da Igreja, que é a novena de Pentecostes. E no domingo, dia de Pentecostes, fazendo uma oração sincera ao Senhor pedindo o Seu Espírito.
Citando Lucas (11,13) que diz: ‘Se vós que sois maus sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai Celestial dará ao Espírito Santo àqueles que o pedirem’, Vinícius explica que o Pai não pode negar o Espírito Santo, que basta pedir com fé e o Espírito será derramado. “Vem, Espírito Santo, por intercessão de Maria Santíssima, preenche o meu coração. Essa oração é que eu convido os irmãos a fazerem na manhã de Pentecostes. Coisas novas vão acontecer na sua vida”, diz ele.
O dia de Pentecostes é, portanto, uma oportunidade para os carismáticos renovarem sua fé, abrirem seus corações para a ação do Espírito Santo e se fortalecerem espiritualmente.
"Que neste dia de Pentecostes, possamos abrir nossos corações para o poder transformador do Espírito Santo e continuar a espalhar Sua luz por todo o mundo. Vida longa aos carismáticos!"