Além de missa e pregações dia foi marcado por mesa redonda composta por membros do Conselho Nacional

O segundo dia do Encontro Nacional de Presidente de Conselhos Diocesanos contou com uma programação extensa dividida entre celebração eucarística, pregações e mesa redonda.

Manhã na Sede Nacional da RCC

A primeira parte da programação aconteceu na Sede Nacional da RRCBRASIL, onde os coordenadores participaram de uma celebração eucarística e de um momento de pregação.

A missa foi presidida mais uma vez pelo Padre Sandro Nascimento que, relembrando o domingo do bom pastor, começou sua homilia afirmando que é preciso que todos, independentemente, de sua posição dentro do movimento, tenham consciência de que são antes de tudo ovelhas do Senhor.

Também reforçou que os coordenadores diocesanos são como os organizadores do rebanho do Senhor. “O ato de pastorear o rebanho está diretamente ligado ao amor a Cristo e que o pastor não pode se cansar de nenhuma de suas ovelhas”, disse ele.

Batismo no Espírito Santo como provisão de Deus

A terceira pregação do evento foi conduzida pelo Coordenador Estadual da RCC de Goiás, Klaus Newman. O pregador falou sobre o batismo no Espírito Santo como uma grande provisão de Deus para os seus filhos.

Por provisão, explicou Klaus, podemos entender o Espírito Santo de Deus agindo de três maneiras distintas: primeiro como aquilo que é necessário para uma vida em busca da santidade. Segundo, a provisão como forma de abastecimento, no sentido de que por meio do batismo, os servos ficam preenchidos pelo Espírito. Por fim, o batismo como forma de fornecimento da graça de Deus.

Nesse sentido, o coordenador aproveitou sua pregação para falar sobre a importância e o papel do Escritório Nacional da RCCBRASIL como centro de irradiação da cultura de Pentecostes.

Etapas da construção da Sede Nacional    

Ainda pela manhã, o Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Vinícius Simões, falou sobre as etapas de construção do Escritório Nacional. Uma espécie de prestação de contas de tudo que foi até o momento.

Disse que essa é a casa da família da Renovação Carismática, mas relatou as dificuldades e desafios enfrentados desde 2010. “Há necessidades reais e importantes de serem resolvidas antes da sede ser um ambiente ideal e seguro para receber a família carismática”, explicou Vinícius.      

Período da tarde de volta ao local do evento

De volta ao Seminário Santo Afonso, em Aparecida, a Coordenadora da Missão Nacional de Formação, Daiana Rehbein, conduziu a quarta pregação onde falou sobre a necessidade de maturidade para alcançar uma vida de santidade.

Segundo ela, para alcançar essa vida de santidade é preciso trabalhar três aspectos. Primeiro a maturidade na vida pessoal, segundo a maturidade na vida de missão e o terceiro aspecto é a maturidade no relacionamento com o irmão. 

As atividades foram concluídas com uma mesa redonda composta por membros do Conselho Nacional respondendo a dúvidas dos coordenadores. Após a exibição de um documentário que conta a história da RCC no mundo os membros do movimento participaram de uma noite fraterna que encerrou o dia de trabalho.