No mês de setembro, entre os dias 15 e 19, o CONCCLAT (Conselho Católico Carismático Latino-americano), em conjunto com a RCC México e a Arquidiocese de Monterrey promoveram o Kerigma Sacerdotal, um retiro internacional que reuniu padres de toda América Latina. Dom Raul Berzosa, bispo da Diocese de Ciudad Rodrigo, na Espanha, e Dom José Luis Azcona, bispo da Prelazia do Marajó, no Brasil, foram os pregadores do evento.

Em todas as edições do retiro, uma série de experiências pode ser testemunhada pelos religiosos, que afirmam que participar desse momento sempre é uma grande bênção para a vida espiritual de cada um. Assim também confirma Padre Luiz Fernando de França Lopes sobre a última edição do evento. O pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima de Guaratinguetá/SP e diretor espiritual nacional do Ministério para as Crianças esteve em Monterrey e partilha sua experiência. Leia o testemunho:

“Vivi cinco dias de graças nesse retiro! Esse encontro aconteceu em uma data próxima em que eu iria celebrar meus cinco anos de ordenação diaconal. Foi o dia em que abracei o ministério diaconal rumo ao presbiteral. Recordo-me, como se fosse hoje, o lema de minha ordenação do texto de Atos 6,3: “Portanto, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarregaremos este ofício”.

Todavia, esse retiro veio numa hora providencial, pois, no mesmo mês, celebrei meus quatro anos de vida sacerdotal. Por isso, queria muito fazer um retiro de profunda intimidade com o Senhor, no qual eu pudesse me abastecer de Deus para seguir a caminhada. E eis que Deus foi providente!

Tudo aconteceu conforme Sua vontade. Lá experimentei, mais uma vez, da fonte da Graça do Senhor, deixando-me moldar novamente por Deus, em um enamorar-se. Deixei assim Deus me levar ao deserto e falar ao meu coração: “No deserto, o Senhor depositou um grande tesouro num vaso de barro, mas sei que não estou sozinho, pois Ele é minha força e segurança. Nele posso me refugiar, pois lá encontro segurança”.

altOs pregadores Dom Azcona e Dom Raul foram muito iluminados por Deus e conduzidos pelo Espírito Santo. Cada palavra tocou o meu coração e me convidou à mudança, a lançar-me mais e mais, sem medo. Fui inspirado a deixar Deus conduzir a vela do barco, pois anunciar o Evangelho se faz urgente, eis a minha missão: ANUNCIAR! 

Nesse retiro, senti forte o Senhor rasgar o meu coração e colocar um coração de carne (Joel 2,12). Fui convidado pelo Senhor a reconhecer a Sua misericórdia, pois Ele sempre faz seus filhos homens novos pela ação do seu Santo Espírito. Mas não basta somente professar o amor ao Senhor, a mudança requer vida de oração imprescindível na caminhada de todo presbítero, pois: “Um homem de oração é capaz de tudo”, dizia São Vicente. “Pois na oração me torno íntimo do Senhor, uma relação de amor”.

No decorrer do retiro, foi como se eu ouvisse uma voz que ainda soa como ordem aos meus ouvidos, voz de Deus sobre MISSÃO de verdade. E é isso que Jesus pede à sua Igreja: ANUNCIAR o Evangelho a toda criatura! É preciso ir além, sem medo, sair de si e de todo comodismo para anunciar Jesus Cristo Salvador. Quem não anunciar sufocará o Espírito que habita em nós, sejamos testemunhas!   

Não há porque ter medo se o Espírito está sobre mim! Agora é abandonar-me mais e mais nas mãos do Senhor. Em seu braços, deixar que me acaricie e me leve aonde Seu Espírito suscitar!  Meu Pai, eu me abandono a Ti, Faz de mim o que Te agradar. Eis me aqui, envia-me!”.