Hoje (29) a Igreja Católica celebra a Santa Catarina de Sena, considerada Doutora da Igreja e reconhecida como importante figura para o catolicismo medieval. Sua vida foi marcada por uma profunda união com Cristo, além de dedicação integral e incansável à Igreja. Nascida em Sena, Itália, em 1347, Catarina desde cedo demonstrou uma devoção intensa, consagrando sua virgindade a Jesus aos 7 anos e experimentando visões místicas desde a infância.

Filha de Giacomo de Benincasa e Lapa Piagenti, aos 12 anos, Catarina resistiu à pressão de seus pais para se casar, optando por dedicar-se exclusivamente a Deus. E foi influenciada pelo exemplo de São Domingos de Gusmão que ela ingressou na Ordem Terceira Dominicana, quando ainda era analfabeta. Na vida adulta, já alfabetizada, demonstrou grande habilidade para se comunicar com autoridades eclesiásticas e civis o que a tonou uma conselheira influente e respeitada. Ela escreveu mais de 380 cartas, exortando líderes religiosos e políticos à reforma e à paz

Um dos momentos mais marcantes de sua vida é também o papel crucial que ela exerceu na história da Igreja contribuindo para o retorno do Papa Gregório XI a Roma, em 1377, após décadas de exílio papal em Avignon, na França. Além de grande defensora da unidade da Igreja Católica, Santa Catarina de Sena também foi uma grande escritora, deixando um legado de cartas e obras místicas, incluindo seu famoso livro “O Diálogo”, escrito durante suas visões.

Santa Catarina de Sena morreu aos 33 anos, no dia 29 de abril de 1380 quando disse: “Partindo-me do corpo, na verdade, consumei e dei a vida na Igreja e pela Igreja Santa, o que me é singularíssima graça”. Foi canonizada em 1461, pelo Papa Pio II. Seu corpo encontra-se na Basílica de Santa Maria sopra Minerva, em Roma, e a sua cabeça está na Basílica de San Domenico em Siena, na Itália.

Mais tarde, em 1970, Santa Catarina foi proclamada Doutora da Igreja como forma de reconhecimento por seus esforços e dedicação à Igreja e por seus feitos extraordinários ainda em vida. Sua vida e ensinamentos continuam a inspirar os fiéis em todo o mundo, sendo um exemplo de fé, coragem e amor a Deus.

ORAÇÃO

Ó notável maravilha da Igreja, serva virgem, que por causa de suas extraordinárias virtudes e pelo que conseguistes para a Igreja e a Sociedade fostes aclamada e abençoada por todos. Volte teu bondoso olhar para mim, que confiante na tua poderosa proteção pede com todo o ardor da afeição e súplica a ti que obtenha pelas tuas preces o favor que ardentemente desejo (dizer aqui a graça desejada). Com tua imensa caridade recebestes de Deus os mais estupendos milagres e tornou-se a alegria e a esperança de todos nós que oramos a ti e rogamos ao teu coração tu recebestes do Divino Redentor. Serva e virgem, demonstre de novo o seu poder e da sua caridade e o seu nome será novamente exaltado e abençoado e consiga para nós, a graça suplicada com a eficácia de sua intercessão junto a Jesus e ainda a graça especial de que um dia estejamos juntos no Paraíso em eterna alegria e felicidade.

Amém!