Infância e Vocação Religiosa No dia 10 de fevereiro, a comunidade católica em todo o mundo celebra a vida e o legado de Santa Escolástica, a irmã gêmea de São Bento, cuja história foi marcada por uma profunda devoção a Deus e sua determinação em seguir a vocação religiosa. Nascidos na cidade de Nórcia, na Itália, no ano 480, Escolástica e Bento foram criados em uma família nobre, mas enfrentaram a perda precoce da mãe, o que os levou a uma vida de fé e devoção desde muito jovens.

Fundação do ramo feminino da Ordem Beneditina

A história de Santa Escolástica é uma narrativa de amor, fé e determinação, onde ela se destacou como uma figura inspiradora na fundação do ramo feminino da Ordem Beneditina. Enquanto seu irmão, São Bento, fundava o primeiro mosteiro cristão do Ocidente e estabelecia a Regra Beneditina, Escolástica discernia sua própria vocação e fundava o primeiro mosteiro cristão feminino, seguindo os passos do irmão com quem mantinha uma relação próxima.

Relacionamento com São Bento

O relacionamento entre Escolástica e São Bento foi marcado por um profundo amor fraternal e uma ligação espiritual única. Apesar de estarem separados pela rigidez das regras monásticas, os irmãos se encontravam uma vez por ano para compartilhar conversas espirituais e enriquecer suas almas com os ensinamentos do Evangelho. Um desses encontros ficou registrado como um momento milagroso, onde a fé de Escolástica manifestou-se de maneira extraordinária. Ao implorar a Deus por mais tempo na presença do irmão, uma chuva torrencial interrompeu a partida de São Bento, permitindo-lhes continuar sua comunhão espiritual até o amanhecer.

Legado duradouro e influente

O legado de Santa Escolástica perdura através dos séculos, influenciando a vida monástica e espiritual em todo o mundo cristão. Sua dedicação à oração, trabalho e vida em comunidade se tornou o alicerce para muitas outras ordens religiosas que seguiram seus passos, mantendo viva a mensagem de São Bento de buscar a Deus em todas as coisas.

Hoje, no dia de sua festa, os fiéis são convidados a refletir sobre o exemplo de Santa Escolástica e a buscar em suas vidas a mesma determinação em seguir a vontade de Deus. Sua intercessão é invocada contra tempestades e relâmpagos, simbolizando sua capacidade de enfrentar adversidades com fé e confiança na providência divina.

ORAÇÃO

“Santa Escolástica, pelo mistério da comunhão dos santos, ouso lhe pedir a graça de silenciar e não procurar conversas que não me levem para as ‘coisas do Alto’. Peço-te a graça de, no ambiente onde eu vivo e trabalho, ser um instrumento da paz, como também amar os meus irmãos como você amou São Bento, seu irmão gêmeo. 

Amém.”