Na tarde desta terça-feira (28), quando o papa Bento XVI clicar em seu tablet, durante as vésperas da festa de São Pedro e São Paulo, entrará no ar uma nova plataforma de notícias católicas. Mas ela agregará informações dos meios de comunicação sediados no Vaticano.

A proposta do NEWS.VA é que sejam encontradas de maneira fácil as informações publicadas por estes veículos. “Estamos entrando em um novo momento da comunicação graças a um Papa que fez a comunicação vaticana dar passos enormes”, explicou o arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, durante a coletiva de imprensa de lançamento do site.

O NEWS.VA não é um novo jornal ou órgão informativo, mas sim uma plataforma digital que permitirá encontrar as notícias publicadas por meios como o L’Osservatore Romano, o Vatican Information Service (VIS), a agência missionária da Santa Sé, Fides, a Rádio Vaticano, o Centro Televisivo Vaticano, com conexões multimídia de áudio e vídeo, ao vivo (streaming) ou a pedido (on demand).

“O site não tem uma linha editorial específica: toma simplesmente o que já escreve ou comunica o jornal L’Osservatore Romano, a Rádio Vaticano e outras fontes de informação da Santa Sé. Todos os meios conservam sua autonomia e identidade, que serão evidentes na apresentação das principais notícias oferecidas por eles ao portal”, explicou o arcebispo.

O portal funcionará com servidores capazes de aceitar, ao mesmo tempo, uma enorme quantidade de visitas, ou seja, poderá suportar picos de milhões de conexões.

Quanto ao atual site do Vaticano, www.vatican.va, o prelado afirma que ele não desaparecerá e conservará intacta, ainda que potencializada, a missão que lhe foi confiada: colocar à disposição o magistério do Santo Padre em suas várias formas. Desde o início, foi um site de documentos e assim continuará sendo, operando em sintonia com o novo portal.

As notícias do NEWS.VA se referem às atividades e intervenções do Santo Padre, os pronunciamentos dos dicastérios da Santa Sé, bem como aos mais importantes eventos do mundo ou a situações relacionadas às várias Igrejas particulares.

“A presença da Santa Sé no campo da comunicação tem uma história respeitável. Basta pensar no L’Osservatore Romano, que está comemorando seus 150 anos, ou na Rádio Vaticano, que há pouco recordava seus 80 anos de atividade”, recordou Dom Claudio Celli.

O site, pelo menos nos primeiros meses, estará somente em dois idiomas: inglês e italiano. Em seguida, será retocado e passará a funcionar também outro idioma, talvez o espanhol, ainda que a vontade seja que funcione também em francês e português.

Para acessar o novo site de notícias do Vaticano, clique aqui.

Para acessar o site da Santa Sé, clique aqui.

Fonte: ZENIT