No dia 31 de julho a Igreja faz memória de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus e reconhecido emsua bula de canonização como tendo “uma alma maior que o mundo”. Te convido a conhecer um pouco da vida e ensinamento desse grande santo.
Vida
Nasceu em Loyola, na Cantábria (Espanha), em 1491; viveu primeiramente na corte e seguiu a carreira militar. Depois, consagrando-se totalmente ao Senhor, estudou teologia em Paris, onde reuniu os primeiros companheiros com quem mais tarde fundou, em Roma, a Companhia de Jesus. Exerceu intensa atividade apostólica não apenas com seus escritos, mas formando discípulos que muito contribuíram para a reforma da Igreja. Morreu em Roma no ano de 1556.
Ensinamentos
“Olhai também para vossos próximos como imagens da Santíssima Trindade e capazes de sua glória, a quem serve o universo, templos vivos do Espírito Santo, membros de Jesus Cristo nosso Senhor, remidos com tantas dores, infâmias e o próprio sangue”.
“Esta união e amor contínuo, deveis não só conservá-los entre vós, mas estendê-los a todos, procurando atear em vossas almas vivos desejos da salvação dos próximos”.
“Não fales, não respondas, não medites, nada faças, enfim, sem antes pensares se aquilo agrada a Deus e serve para exemplo e edificação do próximo”.
“A humildade consiste em alegrar-nos com tudo o que nos leva a reconhecer o nosso nada”.
“A vitória mais bela que se pode alcançar é vencer a si mesmo”.
————-
Fonte: iLiturgia / Jovens Conectados (CNBB)