Neste dia 15 de julho, a Igreja celebra a festa de São Boaventura, doutor da Igreja, conhecido como o “Doutor Seráfico”, por suas escritas cheias de fé e amor a Deus. Nasceu na Itália por volta de 1221, sendo filho de um médico. 

Aos 18 anos, ele foi estudar em Paris, onde ingressou na Ordem dos Frades Menores. Em 1253, concluiu seus estudos e tornou-se professor e teólogo, podendo assim transmitir os princípios de Deus. 

Em 1257, pela sabedoria que possuía, foi eleito superior-geral da Ordem Franciscana pelo Papa Alexandre IV. Nesse cargo, permaneceu por dezoito anos. Sua liderança foi tão exemplar que acabou sendo chamado de segundo fundador e pai dos franciscanos. 

Boaventura foi encarregado de organizar o Concílio de Lyon, em 1273, após ser nomeado cardeal pelo Papa Gregório X, para mantê-lo em Roma. Em maio de 1274, seu papel foi fundamental para a reconciliação entre o clero secular e as ordens mendicantes. Em seguida, Frei Boaventura morreu, em 15 de julho de 1274, em Lyon, na França. Foi canonizado em 1482 e recebeu o honroso título de doutor da Igreja. 

Oração

“Santo mestre, ensinai-me a sabedoria  

e que eu faça dela a minha amiga.  

Assim como iluminai-me nas minhas escolhas,  

naquilo que devo fazer,  

para que vivendo neste mundo  

eu encontre o Senhor!  

Amém.” 

São Boaventura, rogai por nós!