Hoje, a Igreja celebra São Camilo patrono dos enfermos e dos profissionais da saúde. Um santo que deixou de lado a própria enfermidade para cuidar do próximo. Peçamos sua intercessão pelos doentes e profissionais da saúde.

 

Uma ferida que o acompanhou pela vida inteira

Durante muito tempo, São Camilo de Lellis carregou as dores de uma ferida no peito do pé direito. Ela surgiu ainda na juventude, mais ou menos quando tinha 20 anos de idade. Iniciou, primeiro, como uma pequena bolha que, de tanto mexer, se tornou ferida e, aos poucos, foi tomando a perna inteira.

Esta ferida tornou-se, com o tempo, um canal da graça de Deus para sua missão. Foi por causa dela que ele não permaneceu no Exército e, pelo mesmo motivo, o convento franciscano o dispensou, orientando-o que fosse à Roma tratar o problema no Hospital de São Tiago dos Incuráveis.

Foi nesse hospital que São Camilo teve a inspiração de começar o seu serviço às pessoas enfermas. Mesmo com a ferida em seu pé que não cicatrizava e todo sofrimento que ela lhe trazia, Camilo atendeu ao chamado de Deus e abraçou com firmeza a sua missão: tratar cada doente como se fosse o próprio Senhor.

—————–
Fonte:
Camilianos