Nesta quarta-feira, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalhador e a Festa de São José Operário. Para a Igreja, esta data é um convite para reflexão sobre a importância do trabalho na vida humana. A comemoração de São José Operário foi instituída pelo Papa Pio XII em 1955, no mesmo dia em que é celebrado o Dia do Trabalho em muitos países. O objetivo foi valorizar os frutos do esforço humano através do trabalho, seguindo o exemplo do carpinteiro José, pai adotivo de Jesus Cristo.

São José é considerado o modelo ideal do operário. Ele sustentou sua família com o trabalho de suas próprias mãos, cumprindo seus deveres para com a comunidade e ensinando a profissão de carpinteiro a Jesus. Nesse sentido, sua vida exemplar é sinônimo de trabalho que dignifica e enaltece o homem.

A carta encíclica “Laborem Exercens”, de São João Paulo II, destaca que o trabalho ajuda o homem a crescer na medida em que ele se dedica ao serviço dos outros. Para a Igreja Católica, São José é um modelo de justiça e santidade. Sua vida de trabalho e dedicação à Sagrada Família mostra que o trabalho pode ser um caminho de realização pessoal, crescimento e desenvolvimento de nossas capacidades.

O trabalho é uma das características que nos distinguem das outras criaturas e está relacionado com a manutenção de nossa própria vida. Por isso, neste dia de São José Operário, reconheçamos a importância do trabalho em nossas vidas e peçamos a intercessão deste santo para que possamos ser trabalhadores dignos, comprometidos com o bem comum e com a construção de um mundo mais justo e solidário.