Hoje a Igreja celebra o dia de São Lucas, data em que também se comemora o “Dia do médico”, já que uma das atividades de Lucas em vida era justamente essa. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica, após os escritos de Mateus e Marcos. Além de médico, São Lucas era pintor, músico e historiador

Além de seu evangelho, Lucas é também o autor do “Ato dos Apóstolos”, que complementa sua primeira obra. Diferente dos apóstolos, Lucas não conviveu diretamente com Jesus. Em seu evangelho ele se baseia em relatos de pessoas que presenciaram a vida, morte e ressurreição de Cristo, entre elas a própria Virgem Maria.

Lucas não era hebreu, mas gentio, como eram chamados aqueles que não seguiam a fé judaica. Originário de Antioquia, uma cidade localizada no território que hoje pertence à Síria, Lucas viveu no século I d.C., mas tanto sua data de nascimento quanto a de sua morte permanecem incertas.

As circunstâncias de sua morte também são incertas. Alguns acreditam que ele foi martirizado durante a perseguição romana aos cristãos, enquanto outros afirmam que morreu de causas naturais em idade avançada. Da mesma forma, não se sabe com certeza o local onde foi sepultado. A versão mais aceita pela Igreja Católica é que seus restos mortais estão em Pádua, na Itália, em um túmulo com seu nome, que é visitado por peregrinos.

As evidências de sua formação como médico são indiretas, não documentais, e a mais conhecida é a menção que São Paulo faz sobre isso na Epístola aos Colossenses, onde ele se refere a “Lucas, o querido médico” (4.14). Os dois foram grandes companheiros, e juntos, são os responsáveis pela propagação do evangelho de Cristo entre os gentios.

Outra evidência indireta é o vocabulário médico utilizado por Lucas em seu evangelho. Em diversas passagens, ele usa termos que indicam conhecimento da medicina de sua época.

A celebração de São Lucas como padroeiro dos médicos e a escolha do dia 18 de outubro como “Dia dos Médicos” é comum em vários países, como Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. No Brasil, essa data também está oficialmente consagrada como o “Dia dos Médicos”.

A vida de São Lucas, tanto como evangelista quanto como médico, inspirou o romance histórico “Médico de Homens e de Almas”, da autora Taylor Caldwell. Embora seja uma obra de ficção, esse livro ajudou a consolidar a importância de São Lucas para a história.

Oração de São Lucas para os médicos

São Lucas, que fosse o mais Santo dos médicos,
Também foste encorajado pelo espírito celestial do amor.
Ao detalhar fielmente a humanidade de Jesus,
mostrasse a sua divindade e a sua genuína compaixão por todos os seres humanos.
Inspira os nossos médicos no profissionalismo e
na divina compaixão para com seus pacientes.
Capacita-os a curar os males do corpo e do espírito,
que afligem a tantos em nossos dias e intercede junto a Deus pela cura de todos os enfermos.
Amém