No dia 14 de maio, a Igreja Católica celebra a festa de São Matias, um dos apóstolos escolhidos por Cristo para ocupar o lugar deixado por Judas Iscariotes. Matias, cujo nome significa “dom de Deus”, foi eleito pelos apóstolos conforme nos relata o livro dos Atos dos Apóstolos 1, 26.

Matias era um dos discípulos que seguiram Jesus desde o início de Seu ministério, testemunhando não apenas os ensinamentos e milagres do Mestre, mas também Sua ressurreição. Ele viveu a experiência de Pentecostes e foi fiel até o fim, evangelizando em várias regiões, incluindo a Judéia, a Capadócia e a Etiópia.

A tradição relata que São Matias sofreu perseguições e foi martirizado, morrendo apedrejado e decapitado em Jerusalém. Suas relíquias foram divididas, com parte delas sendo guardada na igreja de Santa Maria Maior, em Roma, e o restante na igreja de São Matias, em Treves, na Alemanha, cidade que ele é considerado padroeiro.

Representado com um machado ou uma alabarda, São Matias é um símbolo da força do cristianismo e do martírio. Seu patronato se estende aos açougueiros e carpinteiros, em referência ao método de sua morte.

São Matias é lembrado não apenas como um dos Doze Apóstolos, mas também como um exemplo de fidelidade e testemunho de Cristo ressuscitado, cuja vida e martírio inspiram os cristãos até os dias de hoje.