Escrever sobre Padre Pio é recordar seu testemunho tão forte e tão vivo de devoção à Santíssima Virgem Maria, o amor à Sagrada Eucaristia, o zelo com o Sacramento da penitência e com a direção espiritual, a Santa Missa celebrada com todo o amor e ardor, a profunda comunhão com a Igreja, a fé na poderosa intercessão de São Miguel Arcanjo, os Grupos de Oração por ele fundados, uma vida de oração e combate espiritual, perseguições, dificuldades e sofrimentos.

Na canonização, o então papa São João Paulo II, lembrou que a vida e a missão de Padre Pio foram rodeadas de dificuldades e sofrimentos, mas que ele os aceitou e fez tudo com amor.

Italiano, nascido no dia 25 de maio de 1887 em Pietrelcina, seguidor de São Francisco de Assis, Padre Pio faleceu aos 81 anos de idade no dia 23 de setembro de 1968, em San Giovanni Rotondo, Itália.

Ele descrevia-se como um “pobre frade que reza”. Padre Pio era convencido que “a oração é a melhor arma que possuímos, uma chave que abre o coração de Deus”. Sabia que a oração é o local certo de encontro com Deus. Era um homem de oração e sofrimento. A Santa Missa que ele celebrava, humildemente, era o centro e a fonte de toda a sua espiritualidade. Estava sempre presente no confessionário, disponível para confissão do amanhecer ao anoitecer.

Uma vida de santidade e intimidade com o Céu. O relato dos seus últimos suspiros, antes de retornar ao Pai, é algo impressionante. Diante de todo o sofrimento e dor, seu coração estava voltado diretamente aos seus grandes amores, Jesus e Maria. Padre Pio, com o rosário na mão direita, pronunciava os nomes de Jesus e Maria, Jesus e Maria. Assim ficou falando repetidas vezes, sentado na sua poltrona, até o momento em que o coração parou de bater.

Enfim, a vida de Padre Pio é uma história de compromisso, zelo, atenção e cuidado com o Reino de Deus e com as almas. De uma forma muito clara, fez isso com sua intensa vida de oração e amor aos irmãos, sendo o hospital construído por ele um sinal concreto de cuidado com o próximo. A Casa Alívio do Sofrimento funciona até hoje em San Giovanni Rotondo e é um dos hospitais mais importantes da Itália.

Senhor, pela intercessão de São Padre Pio, conceda-nos a graça de viver com intensidade o amor a Deus e ao próximo, à Santíssima Virgem Maria, à Sagrada Eucaristia e à Igreja.

São Padre Pio, rogai por nós!

Dilon Gularte Costa Junior
Coordenador Estadual RCC – RS
Grupo de oração Santo Antônio – Diocese de Cachoeira do Sul (RS)