Hoje, 29 de junho, a Igreja Católica celebra a vida e a santidade de São Pedro e São Paulo, considerados pilares da instituição por sua fé e missão evangelizadora, além de serem os principais líderes do cristianismo. Esta celebração é uma das tradições mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo a comemoração do Natal. 

São Pedro, originalmente chamado Simão, filho de Jonas, era pescador em Betsaida junto com seu irmão André, também apóstolo. Chamado por Jesus, Pedro deixou tudo para seguir o Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida de Cristo. Foi a ele que Jesus disse: “Eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16, 18-19).

Pedro foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos no ano 64, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se considerar digno de morrer como Jesus.

Paulo, nascido em Tarso e inicialmente chamado Saulo, foi educado pelo mestre Gamaliel, um dos grandes mestres da lei judaica. Tornou-se fariseu e um dos principais perseguidores dos cristãos, responsável por prisões e mortes. Porém, a caminho de Damasco, Paulo teve um encontro com Jesus ressuscitado, que mudou sua vida. Convertido ao cristianismo, ele recebeu o batismo do Espírito Santo e se preparou para o ministério, tornando-se o maior missionário de todos os tempos e defensor dos pagãos, conhecido como o “Apóstolo dos Gentios”.

São Pedro e São Paulo, juntos, propagaram o evangelho ao mundo inteiro, cumprindo a missão designada por Jesus. Hoje, suas vidas e ensinamentos continuam a inspirar fiéis em todo o mundo.

Durante a solenidade de 2023, o Papa Francisco exortou os fiéis a se inspirarem nos apóstolos para crescerem como Igreja: “O Apóstolo ensina que tanto mais crescemos na fé e no conhecimento do mistério de Cristo, quanto mais formos seus arautos e testemunhas. E isto acontece sempre: quando evangelizamos, ficamos evangelizados. É experiência de todos os dias: quando evangelizamos, ficamos evangelizados.”

Além do dia 29 de junho, a Igreja celebra a conversão de São Paulo em 25 de janeiro, a festa da cátedra de São Pedro em 22 de fevereiro e a dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo em 18 de novembro.

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!