Hoje, 22 de junho, a Igreja Católica celebra a festa de São Tomás Moro, padroeiro dos governantes e políticos, assim declarado por São João Paulo II em 19 de maio de 1935. “O homem não pode ser separado de Deus, nem a política da moral”, afirmou São Tomás Moro.

Nascido em Chelsea, Londres, em 1478, São Tomás ingressou na Universidade de Oxford aos 13 anos. Aos 22, já era doutor em direito e professor, conhecido por sua brilhante inteligência e dedicação. Sua maior diversão era ler e escrever bons livros.

São Tomás se casou e teve quatro filhos, sempre demonstrando carinho e presença em sua família. Ele nunca se afastou dos pobres necessitados, sendo admirado por sua esposa e filhos pelo caráter e bom humor. Além de sua vocação política, deixou grandes obras literárias, como “Utopia” e “Oração para o Bom Humor”.

Tomás Moro foi martirizado por se recusar a reconhecer o divórcio de Henrique VIII, que queria desfazer seu legítimo matrimônio com a rainha Catarina de Aragão para casar-se com Ana Bolena, contrariando todas as leis da Igreja. Henrique utilizou o Parlamento Inglês para se proclamar chefe da Igreja da Inglaterra, fundando a Igreja Anglicana. Ao contrariar o monarca, Tomás foi sentenciado à prisão e decapitado em 1535, permanecendo firme em sua fé católica.

Antes de morrer, São Tomás declarou publicamente: “Sedes minhas testemunhas de que eu morro na fé e pela fé da Igreja de Roma e morro fiel servidor de Deus e do rei, mas primeiro de Deus. Rogai a Deus a fim de que ilumine o rei e o aconselhe”.

São Tomás Moro, rogai por nós!

Escola Nacional da Fé e Cidadania São Tomás Moro

Inspirada pelo padroeiro dos governantes, a RCCBRASIL oferece a Escola Nacional de Fé e Cidadania São Tomás Moro. O curso é especialmente desenvolvido para aqueles que desejam aprofundar sua compreensão ético-teológica da cidadania, baseada no Ensino Social da Igreja e na teologia do laicato.

A escola é dividida em dois módulos sendo que o primeiro módulo foca no Humanismo Solidário, abordando temáticas essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna enquanto o segundo módulo se baseia na Fraternidade e Amizade Social, explorando temas que promovem a construção de relações mais fraternas e solidárias.

Para saber mais sobre a Escola de Fé e Cidadania e se inscrever visite o site da Escola Nacional de Fé e Cidadania no portal da RCCBRASIL.

Desperte sua vocação à solidariedade e fraternidade e prepare-se para refletir sobre temáticas importantes para colocar em prática sua cidadania cristã a partir da Doutrina Social da Igreja