“Se eu oro em virtude do dom das línguas, o meu espírito ora, mas o meu entendimento fica sem fruto. Então o que fazer? Orarei com o espírito, mas orarei também com o entendimento”. (I Cor 14,14-15)

Qual a importância de orarmos no Espírito?
É o próprio apóstolo Paulo quem nos responde: “Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus. Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece senão o Espírito de Deus”. (I Cor 2,10-11)
Portanto, vemos que para saber a vontade de Deus, necessitamos do auxílio e da ação do Espírito Santo, pois é Ele que vem em auxílio às nossas fraquezas e limitações orando em nós e por nós (cf. Rom 8,26-27).
O Espírito Santo é o veículo de comunicação entre Deus e o cristão. Jesus está à direita do Pai intercedendo, e o Espírito Santo, Pessoa divina, está em nós e sabe exatamente o que se passa na glória. Ele traz para o intercessor o querer Deus não só para sua vida como também para as pessoas pelas quais intercedemos.
Assim sendo, para exercermos uma intercessão eficaz, é imprescindível deixarmos que o Espírito Santo nos conduza e que venha dirigir nosso pensar, falar, sentir, agir, etc.
Como na oração pessoal, no momento da oração de intercessão em equipe, louvamos bendizemos e glorificamos o Senhor e gradativamente vamos experimentando o mover do Espírito em nós, que nos faz orar com “gemidos inefáveis”, ou seja, o dom de línguas.
Orando com nosso entendimento/inteligência (oração mental) e em concórdia com a oração no Espírito (oração espiritual), alcançamos o Trono de Deus e lá sondamos o seu querer para as diversas situações que nos são apresentadas para interceder (intercessão profética).

Reflexão Pessoal:
1. Como tem sido minha oração? Tenho sido “dócil” e livre no Espírito?
2.Tenho deixado o Espírito Santo conduzir minha vida (pensar, falar, agir, sentir…), não só gerando mudança de mentalidade/atitudes, como me tornando um intercessor carismático?

Orientação Prática: Buscar que cada vez mais o louvor sincero e verdadeiro brote do fundo de nossos corações, levando a uma oração no Espírito com abundância de carismas (línguas, profecia, palavras de sabedoria e ciência).

Neste mês de julho estejamos em uma intercessão de concórdia pelo Congresso Nacional (veja a oração pelo Congresso na rede de intercessão de junho) que estará acontecendo de 05 a 09 de julho em Aparecida do Norte, e pelo Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos de 15 a 18 de julho em Maringá/PR.

Atenção: Durante o ano de 2004 está acontecendo a campanha nacional de intercessão que se chama: LEVANTA, BRASIL! Este mês os Estados responsáveis são: Roraima e Sergipe; caso ainda não saiba, veja no site da RCC: www.rccbrasil.org.br/antigo/ ou na revista Renovação de Janeiro/Fevereiro.

Intenções do Mês

• Pelo Santo Padre o Papa João Paulo II e sua saúde.

• Pelos Bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos(as), para que vivam intensamente o chamado de Deus, conduzidos pelo Espírito Santo.

• Pelos governantes das nações, para que pela Sabedoria de Deus possam governar, promovendo a justiça social e assim reine a Paz no mundo.

• Pelo Conselho Nacional da RCC, seu presidente Reinaldo B. dos Reis e todas as Comissões e Ministérios, para que o Espírito Santo continue a conduzir a RCC.

• Para que o Projeto Nacional de Evangelização da CNBB: Queremos Ver Jesus – Caminho, Verdade e Vida, produza frutos de profunda conversão em todo o Brasil.

Escritório Nacional da RCC
Cadastre-se, enviando seu nome
e endereço completo para:
rccbrasil@rccbrasil.org.br
Tel.(0xx15)211-3339

Coordenador Nacional do
Ministério de Intercessão:
Vicente G. de Souza Neto
martmari@terra.com.br
Tel.: (0xx21)2254-8450