A Secretaria Moisés desde o início da Ofensiva Nacional visa a formar e agilizar uma Rede de Intercessores, através das Equipes dos diversos Grupos de Oração.
Com o Projeto “Reavivando a Chama”, devemos incentivar cada vez mais o carisma da Oração de Intercessão.
Deus procura Intercessores! É certamente neste sentido que podemos entender a palavra do profeta Ezequiel quando diz: “Tenho procurado entre eles alguém que construísse o muro e se detivesse sobre a brecha diante de mim, em favor da terra, a fim de prevenir a sua destruição, mas não encontrei ninguém”(Ez 22,30).
Deus procura intercessores, e grande é a sua decepção de não encontrar pelo menos um! Mas porque Ele não os encontra? Talvez por não se aperceberem da grande importância e necessidade para a Salvação do povo; pois na palavra de Ezequiel a intercessão aparece como condição primordial para a Salvação do mesmo.
Nada, sem dúvida é impossível para Deus, mas Ele quer que seja desta maneira, escolhendo-nos, a intercessão exigida por Deus nos leva a revisar a nossa vida, nossas idéias para que este jeito de orar nos faça mais próximos d’Ele.
Hoje cremos em Jesus Ressuscitado, o nosso intercessor que sentado à direita do Pai nos deu seu Espírito Santo, como havia prometido.
Na palavra de São Paulo aos Romanos 8,26 nos diz: “O Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis”
É urgente uma intercessão no poder do Espírito Santo, pois fomos escolhidos para ficar na brecha, e entre tantas situações de dor, de angústia, desespero, e depressão devemos deixar o Espírito agir em nós e através de nós. O intercessor que se deixa conduzir pelo Espírito Santo tem uma meta que não pode ser esquecida: trazer a graça até aqueles que estão necessitados.
Ë o Espírito Santo quem vem em nosso socorro, para isso é necessário assumir a certeza de que o Senhor permanece em nós, se nós permanecermos n’Ele (cf Jo 15,4). Mas é preciso a vida de oração, deixando que o “Reavivando a Chama” aconteça em cada um de nós, em primeiro lugar, avivar, reacender a chama do Batismo no Espírito Santo!
Mergulhados no Espírito Santo vivenciando a presença de Deus, a nossa intercessão assemelhar-se-á com a de Jesus Cristo; pois esta força do alto nos foi prometida pelo Pai e pelo Filho e diz a palavra de João que “permanecerá conosco e estará em vós” (cf. Jo 14,17); e cumprida em Atos 2,1.
Os carismas, quanto mais exercidos, mais nos identificamos com o seu uso, ficando mais seguros. Se estamos intercedendo profeticamente, a nossa visão e escuta espiritual ficam cada vez mais claras. Jesus Cristo exerce o comando, no poder do Espírito Santo, Ele é o Senhor, e a nossa intercessão se torna cada vez mais forte; as respostas de Deus são mais aceitas por nós.
Numa intercessão dentro da RCC, não podemos nos dissociar do Espírito Santo porque não sabemos pedir com convém, nem orar como convém; faltam palavras, deixemo-nos livres no Espírito. Importante é a oração em línguas, até que nos esvaziemos de nós mesmos e Ele vem nos preencher.
Intercessão é luta, combate, é sofrimento, batalha espiritual, compaixão; mas nada nos separará do Amor de Deus. O Intercessor deve assumir a realidade de filho de Deus e porque filho herdeiro da promessa, da graça, crer e agir como tal; até receber a graça, buscar até encontrar a graça e bater até que a porta se abra. O objetivo do intercessor deve ser; ver as respostas segundo a vontade de Deus; não desanimar e não esquecer que o tempo e o querer de Deus e diferente do nosso.
O Intercessor é incansável, não sai da brecha, para que essa brecha não seja preenchida pelo inimigo, ele deve estar sempre pedindo ao Senhor que venha fechar as brechas.
A Secretaria Moisés que dar a todos os membros da RCC, a realidade e a necessidade cada vez maior de que todos exercitemos o dom da oração de intercessão, pois todos somos chamados a ser intercessores.
Deus, hoje, continua procurando Intercessores; o mundo hoje, também precisa da nossa oração.
A Rede de Intercessão mensal dá uma instrução, um apoio espiritual que deve ser utilizada para o crescimento dos membros de suas equipes, dando-lhes uma formação adequada ao exercício do ministério.
Que os nossos grupos de oração possam viver os dons carismáticos, levando aos seus membros saborearem os frutos do Espírito Santo! · Proposta para 2003:
1- Lançamento das três apostilas do Módulo da Secretaria Moisés, com susbsídios para 03 encontros.
2- Lançamento de um pequeno livro com esclarecimentos das dúvidas mais comuns sobre o ministério de Intercessão.