A RCCBRASIL, por meio do Ministério de Pregação, realizou a segunda live da série de estudos e aprofundamentos do Evangelho de São João, com o tema “O Prólogo do Evangelho de São João”, conduzido por Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL. A série, intitulada “Do Chamado ao Envio”, tem como objetivo explorar os direcionamentos do Senhor para o tempo atual, enfatizando o verbo norteador dos trabalhos do Movimento em 2024, o verbo “Ir”.

O prólogo do Evangelho de São João, composto pelos versículos 1 a 18 do capítulo primeiro, foi o foco da reflexão. Vinícius Simões destacou a profundidade teológica desse texto, especialmente os versículos 1 e 2, que afirmam: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus”. Vinícius explicou que o evangelista não limita a presença do Verbo ao ato da criação, mas o apresenta como presente em todo o processo. 

“O evangelista ressalta muito a expressão ‘no princípio’, mesma expressão encontrada no livro do Gênesis que diz, no ‘princípio Deus criou o céu e a terra’ (Gn 1,1). Então, quando o evangelista usa essa expressão ‘no princípio’, no prólogo de seu livro, ele não está limitando a presença da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade ao ato criador. Na verdade, ele quer dizer que o Verbo está presente no processo inteiro, desde a criação até a salvação da humanidade”.

Vinícius Simões - presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL

Ao longo da live, Vinícius refletiu sobre cada um dos 18 versículos do prólogo, destacando que Jesus Cristo é o centro de todas as coisas, o Senhor do tempo e da história, que assume a forma humana como o Emanuel, Deus conosco. Ele também fez uma analogia entre o Evangelho de João e o livro de Deuteronômio, enfatizando a escolha entre a vida verdadeira em Jesus Cristo ou a morte espiritual.

Vinícius concluiu alertando que cabe à Igreja ser mensageira do verdadeiro Cristo, o Verbo, até a sua volta, e que o chamado é para nascer de Deus, não da vontade humana. 

“Ou seja, somos de carne e osso, mas não devemos viver segundo a carne. Vivamos a dignidade da filiação que nos foi alcançada por Jesus Cristo. Somos chamados a nascer de novo, a nascer de Deus, é o que diz o prólogo do Evangelho de João”

Vinícius Simões - presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL

A série de estudos sobre o Evangelho de São João está amparada pelo livro ‘O Evangelho de João: um breve comentário’, disponível na Loja RCCRASIL, de autoria do Padre Micael (sjs). Ela vai acontecer sempre na última terça-feira de cada mês, às 20h30, no YouTube da RCCBRASIL. Essa é uma oportunidade imperdível para aprofundar o conhecimento sobre este Evangelho tão rico e significativo para a fé cristã.

 

.: Acompanhe a segunda live sobre o Evangelho de São João na íntegra.