Na manhã desta quinta-feira (21), teve início o segundo dia da Reunião do Conselho Nacional da RCCBRASIL, em Curitiba. A programação se iniciou com a Santa Missa cuja liturgia celebra, neste dia, a festa de São Mateus, apóstolo e evangelista.

O assessor eclesiástico do CONCCLAT, Pe. Heldeir Carneiro, que acompanha toda a Assembleia, presidiu a Eucaristia nesta manhã. Ele iniciou a homilia destacando a profundidade do olhar de Jesus ao fazer um chamado, assim como fez com Mateus.

O sacerdote lembrou que Mateus era cobrador de impostos e que é possível identificar nele três pecados, também aparentes nos outros dois autores das leituras bíblicas da liturgia do dia: Paulo e Davi.

Segundo ele, era claro em Paulo o pecado da soberba, pois se colocava no lugar de Deus quando fazia justiça com suas próprias mãos perseguindo e matando cristãos. Em Davi, se viu o pecado da luxúria, quando cometeu o adultério. E em Mateus também, explicou o padre, se via o pecado da avareza, pois queria sempre mais bens.

“Mas, há uma coisa em comum com estes três: o autêntico encontro com Deus, com Jesus”, ressaltou o sacerdote completando que “o coração humano, o caráter, o temperamento, só Jesus pode mudar. É por isso que não podemos nos cansar de rezar”.

Mateus e o dinheiro

Pe. Heldeir explicou ainda que o Evangelho de São Mateus é, dentre os Evangelhos, aquele que mais fala sobre os ensinamentos de Jesus em relação ao dinheiro, pois essa era a realidade que Mateus conhecia e vivia.

Em seguida, o presidente da Celebração recordou a passagem do Jovem Rico salientando que o chamado que Jesus faz a este é o mesmo feito a Mateus: “Vem e segue-me”, no entanto, o jovem não diz “sim” a Deus. Em contrapartida, continuou, os outros três, Mateus, Davi e Paulo, reconheceram seus pecados e seguiram o caminho proposto por Deus.

Nesse sentido, o sacerdote lembrou uma frase dita por alguns: “Os apóstolos não receberam os Espírito Santo porque eram fervorosos, mas se tornaram fervorosos porque receberam o Espírito Santo” e seguiu dizendo: “por isso, precisamos receber a graça do Batismo no Espírito Santo todos os dias de nossas vidas.  Precisamos buscar o conhecimento do Senhor e buscar esse caminho da perfeição”.

As quatro virtudes de Mateus

Por fim, Pe. Heldeir comentou quatro virtudes que, após o encontro com Jesus, passaram a ser encontradas na vida de Mateus:

  • Obediência: “Quando Jesus o chamou, Mateus não perguntou pra onde iria, ele simplesmente levantou e foi”, explicou o sacerdote;
  • Generosidade: “Depois dali, ele fez um grande banquete para acolher Jesus em sua casa”;
  • Humildade: “Ele foi muito humilde ao reconhecer sua pequenez e abrir sua vida e sua casa a todos, mesmo diante das injúrias”;
  • Honra: “Ele não teve medo de entregar-se ao seu chamado. Conta-se que ele foi para o Oriente Médio e toda a região que ouviu sobre a mensagem de Jesus foi por causa de Mateus”, completou.

Concluindo sua homilia, Pe. Heldeir recordou que a conversão acontece no dia a dia e “não como num passe de mágica. É acordar todos os dias e pedir: ‘Senhor me ajuda para que eu possa sufocar o mal para que o bem possa prevalecer’”. (…) Coloquemos Deus em primeiro lugar e assim faremos sua vontade prevalecer em nossa vida”, finalizou o sacerdote.

 

Reunião do Conselho Nacional da RCCBRASIL

Após a celebração, os membros do Conselho Nacional iniciaram a manhã com louvor e oração. Miguel Machinski, presidente do Conselho Estadual do Paraná, fez uma breve reflexão bíblica e conduziu os participantes a rezarem uns pelos outros. Em seguida, Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, deu início à pauta prevista para a Assembleia. Os conselheiros permanecem reunidos durante o dia com intensa programação até a noite.

A RCCBRASIL convida toda a família carismática a permanecer em oração por este importante momento para o Movimento.

:: Veja como foi a abertura da Reunião do Conselho Nacional