A segunda live da “Semana Vai a Nínive”, promovida pela RCCBRASIL no canal do Youtube, trouxe uma reflexão profunda sobre o significado do verbo “ir” na Sagrada Escritura. O tema, conduzido por Leandro Rabello, coordenador nacional do Ministério de Pregação, destacou a riqueza e a complexidade desse verbo nas passagens bíblicas.

Leandro Rabello iniciou alertando que o assunto demandaria muito tempo para ser abordado completamente, devido à abundância de passagens na Bíblia que mencionam o verbo “ir” e suas inflexões. E que por isso, em oração, pediu ao Senhor que o orientasse sobre o que deveria ser tratado durante a live.

Assim, o palestrante começou citando alguns significados e desdobramentos do verbo “ir” na Sagrada Escritura. Ele destacou que, tanto no hebraico quanto no grego, o verbo tem significados específicos de acordo com as passagens em que é utilizado, como conduzir, transportar, persistir na jornada iniciada e continuar na jornada. “Então veja a beleza da Palavra de Deus quando a gente pega na sua língua original e a traduz para o português”, disse ele.

Além disso, Leandro explicou que o verbo “ir” também pode seguir alguém, tornar-se adepto de alguém ou ainda encontrar o caminho e ordenar a própria vida. 

"Quando penso o desejo de Deus para a nossa vida, percebo que é muito parecido ao que Ele desejou para a vida de muitos homens e mulheres na sagrada escritura, onde Deus quer sempre nos tirar do nosso comodismo. Quer nos tirar do lugar onde estamos e nos enviar para algum lugar para cumprir seu mandato, sua tarefa”

Leandro Rabello - coordenador nacional do MInistério de Pregação

O palestrante também mencionou passagens da Bíblia em que o verbo “ir” está presente, como a que diz ‘O senhor Deus expulsou do jardim do Éden para que cultivasse a terra de onde ele havia tirado’ (Gênesis 3,23). “Nessa passagem o ‘ir’ do ser humano é a expulsão, a saída do paraíso, a saída do Éden por causa do pecado. Mas, apesar dessa saída, Deus não quis que nós vivêssemos eternamente separados d’Ele. O fato de o texto mencionar que o homem foi expulso do Jardim do Éden, também para cultivar o solo, pode significar que antes ele trabalhava em um jardim belo, mas, agora, como consequência do pecado, do ‘ir’ do homem, teria que ele próprio lavrar a própria terra”.

Leandro encerrou sua reflexão enfatizando a importância de obedecer ao envio de Deus, pois o ir de Deus nos leva para frente, enquanto o ir da nossa vontade nos mantém estagnados ou até retrocedendo. Ele provocou o público a refletir sobre qual ir desejam para suas vidas, destacando que seguir o ir de Deus nos leva para mais perto da presença d’Ele.

A “Semana Vai a Nínive” continua até quinta-feira, dia 14 de março, sempre às 20h, no canal da RCCBRASIL no Youtube. Não perca a oportunidade de acompanhar reflexões e ensinamentos que buscam o fortalecimento da fé e da missão dos fiéis em todo o Brasil. 

Confira abaixo a íntegra da primeira live da “Semana Vai a Nínive”