REDE NACIONAL DE INTERCESSÃO
LEVANTA-TE, BRASIL, DE JOELHOS!
“Senhor, vós me perscrutais e conheceis, sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos… Perscrutai-me, Senhor, para conhecer meu coração; provai-me e conhecei meus pensamentos. Vede se ando na senda do mal, e conduzi-me pelo caminho da eternidade”. (Sl 138,1-2.23-24)
O primeiro passo do intercessor que busca consagrar sua vida (em qualquer estado de vida), é descobrir que tem sede de Deus e mais ainda o Senhor tem sede de dele. Ele nos conhece, pois nos criou à sua imagem, e antes que no seio materno fôssemos formados, ele já nos conhecia e havia nos criado para sermos santos e irrepreensíveis e servirmos para a celebração de sua glória (cf. Jr 1,5 e Ef 1,4.12a)!
Procuramos, então, ter cada vez mais intimidade com o Senhor, descobrindo o que de mais profundo Ele quer que nós o entreguemos para que sejamos inteiramente dele. É claro que o Senhor conhece nosso íntimo e como dizia Santo Agostinho: “Ele está mais perto de nós do que nós estamos de nós mesmos”; porém quando externamos por palavras as áreas que precisamos entregá-lo, somos nós que estamos reconhecendo seu Senhorio (dependência) em nossas vidas.
O Espírito Santo, “doce hóspede de nossa alma”, nos leva a profundidade com Deus e lá, nos despojamos, desvelamos, tiramos as máscaras, e “transparentes” diante do Senhor experimentamos um amor único, como o Filho Pródigo, Zaqueu, a Samaritana, a Pecadora Perdoada, e tantos outros dos evangelhos.
São Basílio Magno dizia que “o Espírito Santo é aquele que cria a intimidade com Deus”, pois somos Templos de Deus, e seu Espírito habita em nós (cf. 1 Cor 3,16a). A busca da intimidade com Deus nos faz descobrir e procurar preservar esse Templo que é nosso ser integral (corpo, mente e espírito), irrepreensível para o Senhor.
O caminho para a intimidade e maturidade espiritual requer mortificação pessoal pela renúncia das próprias vontades e opiniões. A intimidade com a Santíssima Trindade, facilita a experiência mística, a adoração e principalmente o sair de si mesmo para exercer a compaixão por todos aqueles que Deus colocar à nossa frente para interceder.
“Nessa intimidade com Deus fiel, lento para a cólera e cheio de amor (Ex 34,6), Moisés tirou a força e a tenacidade de sua intercessão. Não ora por si mas pelo povo que Deus adquiriu”. (Catecismo 2577)
Reflexão Pessoal: Estou buscando essa intimidade com Deus sendo transparente (sincero) diante Dele na oração pessoal e faço confissões sacramentais que me levam a uma maior conversão (mudança de vida e atitudes)?
Atenção: Iniciaremos um ano especial de adoração a Jesus Sacramentado, para atendermos ao apelo do Papa João Paulo II que proclamou o período de outubro de 2004 a outubro de 2005 como ano eucarístico. Aguardem maiores informações.
Intenções Permanentes
• Pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, sua saúde e seus 27 anos de pontificado;
• Pelos Bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos(as), para que vivam intensamente o chamado de Deus, conduzidos pelo Espírito Santo;
• Pelos governantes das nações, para que pela Sabedoria de Deus possam governar, promovendo uma justiça social e assim reine a Paz no mundo;
• Pelos desastres naturais que tem ocorrido, para que Deus tenha misericórdia dos que sofrem pelas perdas pessoais e de bens, e para que todos vejam que tem que mudar de atitudes com tudo o que Deus dispôs para o ser humano;
• Para que o Projeto Nacional de Evangelização da CNBB: Queremos Ver Jesus – Caminho, Verdade e Vida produza frutos de profunda conversão em todo o Brasil;
• Pelo novo presidente da Renovação Carismática Católica: Marcos Volcan e todo o Conselho Nacional que teve mudanças de coordenação em vários estados, para que conduzam na moção do Espírito Santo a visão profética de Deus para a RCC do Brasil.
Intenções do Mês
• Por todas as dioceses/cidades, que promoverão eventos de carnaval, para que mais pessoas se encontrem com Jesus Cristo nestes dias.
• Pelo encontro nacional de ministérios que acontecerá em Aparecida do Norte de 24 a 27 de fevereiro.
Escritório Nacional da RCC
Cadastre-se, enviando seu nome e endereço completo para: rccbrasil@rccbrasil.org.br
Tel.(0xx15) 3211-3339
Coordenador Nacional do Ministério de Intercessão:
Vicente G. de Souza Neto – Casa de Marta e Maria(RJ)
Tel.: (0xx21)2234-1330