Neste dia, a Igreja celebra a memória de Santa Mônica, modelo de quem foi perseverante na oração.

Sabemos que perseverança, é uma característica ou particularidade de quem persevera, insiste, e a história de Santa Mônica nos revela isto. Ela perseverou, insistiu com o Senhor em favor da conversão de sua família, e de uma forma toda especial em favor de seu filho Agostinho e, após 33 anos perseverando na oração, obteve a graça de contemplar a experiência de Agostinho com a pessoa de Jesus Cristo. Antes de morrer, em 387, afirmou ao filho já convertido e cristão: “uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer”. Santa Mônica nos ensina “que tudo pode ser mudado pela força da oração”.

O Catecismo da Igreja Católica, no número 2.744, afirma que “Orar é uma necessidade vital”. Isto significa que assim como necessitamos diariamente nos alimentar, beber água e praticar diversas higienes, também necessitamos ser perseverantes na oração, diante dos vários desafios que enfrentamos, invocando o Senhor no dias de tribulação Ele nos livrará e nós O glorificaremos, conforme nos afirma o Salmo 49 versículo 15.

Santo Agostinho nos ensina que “vivemos como rezamos. É mais importante falar com Deus, do que falar de Deus”. Isto é uma grande verdade, pois a oração nos faz íntimos do Senhor, nos leva ao desejo de possuir e ser possuído por Ele.

 Eu e minha família já fomos agraciados pelo Senhor inúmeras vezes, mediante a perseverança na oração, e de uma forma toda especial na vida de meu filho Gabriel que atualmente está com 04 anos de idade. A gestação de minha esposa foi muito tranquila, com o devido acompanhamento médico e exames rotineiros. No dia estabelecido para o nascimento do Gabriel, dia 02 de fevereiro de 2012, tive a graça de acompanhar o parto, assim como também já havia acompanhado do Davi, nosso filho mais velho, foram momentos de muita alegria, uma bênção!

Após minha esposa ser liberada para o quarto, a médica pediatra veio até o quarto buscar o Gabriel para os devidos exames de um recém-nascido. Ao término dos exames, a médica retornou trazendo a seguinte notícia: “o menino tem problemas cardíaco, já chamamos o médico chefe em cardiologia para verificar os exames. Após este médico verificar os exames, ele nos afirmou que o Gabriel tinha dois probleminhas, um que se chama PCA (Persistência do Canal Arterial) e outro CIA (Comunicação Interatrial), com pequenos furos nestes canais, e que o mesmo necessitaria de cirurgia.

Ao recebermos esta notícia dei um beijo em minha esposa e fui para a Igreja, onde me lancei aos pés do Senhor e iniciei um processo de perseverança na oração. Uma semana após levamos o Gabriel a cidade de Blumenau para consulta a um cardiopediatra, o mesmo nos acalmou e afirmou que faríamos um acompanhamento  através do exame Ecocardiograma, pelo período de um ano, pois haveria a possibilidade com o crescimento do menino, destes furos se fecharem, caso contrário, faríamos cirurgia. Neste dia, eu e minha esposa afirmamos ao doutor que servíamos a um Deus vivo e poderoso, e que nosso filho seria curado em nome de Jesus Cristo.

A cada três meses o Gabriel era submetido aos exames, e cinco dias após ele completar um ano de vida foi submetido a um novo exame. Antes de irmos a clínica, fomos a Igreja, apresentamos o Gabriel ao Senhor, consagramos aquele exame, e na fé afirmamos que o Gabriel estava curado. Após o exame, o médico desligou os aparelhos, olhou para nós e falou: “Há um ano atrás vocês afirmaram que tinham fé e que o filho de vocês seria curado. Hoje a medicina afirma que a partir de hoje é só criá-lo, pois está curado”.  Aleluia, glória a Deus!

Queridos irmãos e irmãs, creiam! Tudo pode ser mudado na força da oração! Pela força da oração nos tornamos mais do que vencedores em Jesus Cristo. Nas suas provas, lutas, desafios, tempestades, não desista! Persevere na oração, e no tempo oportuno, o Senhor lhe concederá a vitória.

 

Deus os abençoe!

Adriano José Mendes

Coordenador do Ministério de Pregação no Estado de Santa Catarina