Sexta-feira Santa é momento de profundo silêncio para nós, católicos. Então, o que podemos fazer durante este dia que não rompa este propósito? Oração e recolhimento!

Para te auxiliar a silenciar e rezar em meio a tanto barulho e movimento na internet, propusemos alguns versículos bíblicos para meditação e oração.

Reflita com os 10 versículos bíblicos para esta Sexta-feira Santa:

1- Castigado por nossos pecados

“Era desprezado, era a escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; como aqueles, diante dos quais se cobre o rosto, era amaldiçoado e não fazíamos caso dele. Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado. Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas”.

(Is 53,3-5)
2- Promessa de salvação, apesar dos nossos pecados

“Mas o outro o repreendeu: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres no mesmo suplício? Para nós isto é justo: recebemos o que mereceram os nossos crimes, mas este não fez mal algum.” E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino!”. Jesus respondeu-lhe: “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso””.

(Lc 23,40-43)
3- O bom pastor dá a vida

“O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância.11Eu sou o bom-pastor. O bom-pastor expõe a sua vida pelas ovelhas.”

(Jo 10,10-11)
4- Como um cordeiro ao matadouro

“Foi maltratado e resignou-se; não abriu a boca, como um cordeiro que se conduz ao matadouro, e uma ovelha muda nas mãos do tosquiador. Ele não abriu a boca. Por um iníquo julgamento foi arrebatado. Quem pensou em defender sua causa, quando foi suprimido da terra dos vivos, morto pelo pecado de meu povo? Foi-lhe dada sepultura ao lado de facínoras e ao morrer achava-se entre malfeitores, se bem que não haja cometido injustiça alguma, e em sua boca nunca tenha havido mentira.”

(Is 53,7-9)
5- Eis aí, tua mãe!

“Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe.”

(Jo 19,25-27)
6- Amai-vos como eu vos amo

“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos."

(Jo 15,12-13)
7- Expiação dos pecados

“Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.”

(I Jo 2,2)
8- Foi obediente até a morte

“Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.”

(Fl 2,6-8)
9- Carregou sua própria cruz para ser crucificado

“Entregou-o então a eles para que fosse crucificado. Levaram então consigo Jesus. Ele próprio carregava a sua cruz para fora da cidade, em direção ao lugar chamado Calvário, em hebraico Gólgota. Ali o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. Pilatos redigiu também uma inscrição e a fixou por cima da cruz. Nela estava escrito: ‘Jesus de Nazaré, rei dos judeus’”.

(Jo 19,16-19)
10- Por que me abandonaste?

“Desde a hora sexta até a hora nona, houve trevas por toda a terra. E à hora nona, Jesus bradou em alta voz: “Elói, Elói, lammá sabactá¬ni?”, que quer dizer: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonas¬te?”. (...) Jesus deu um grande brado e expirou. O véu do templo rasgou-se então de alto a baixo em duas partes. O centurião que estava diante de Jesus, ao ver que ele tinha expirado assim, disse: “Este homem era realmente o Filho de Deus””.

(Mc 15,33.37-39)