“Eis que o Anjo do Senhor se manifestou a ele em um sonho, dizendo: 'José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que Nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois Ele salvará o Seu povo dos seus pecados'. (...) José, ao despertar do sono, agiu conforme o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu em sua casa sua mulher”

Mateus 1,21-24

No dia 19 de março, a Igreja Católica celebra a Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. De linhagem real, José era descendente do Rei Davi conforme o Evangelho de Mateus (Mt 1,16). Um homem justo, compassivo, amigo dos anjos, humilde e possuidor de muitas virtudes. Entretanto, entre todas elas, o destaque é a plena obediência a Deus.

O primeiro exemplo de obediência é quando o anjo lhe revela em sonho que Maria havia concebido pelo Espírito Santo e que ele deveria dar ao menino o nome de Jesus. Assim que desperta, José faz conforme o anjo havia mandado e recebe Maria como sua esposa. Em outra ocasião, o anjo o alerta do perigo que corria a Sagrada Família e, imediatamente, José parte para o Egito, permanecendo lá até que fosse seguro retornar.

São José desempenhou um papel fundamental na vida de Jesus e Maria. Foi o protetor da Sagrada Família, cuidando e provendo para eles em todas as situações. Por isso, é visto como um modelo de paternidade, esposo dedicado e exemplo de virtude familiar. Também é reconhecido como o padroeiro da Igreja Universal. Sua intercessão é invocada por fiéis em todo o mundo que buscam sua proteção e orientação em tempos de dificuldade. Sua humildade e disposição para servir inspiram os cristãos a seguirem o exemplo de uma vida simples e virtuosa.

Em várias passagens bíblicas, São José é retratado como alguém que confiou plenamente na vontade de Deus e sua obediência aos planos divinos é um exemplo de fé inquestionável e submissão. Outra questão importante atribuída a São José está relacionada ao valor do trabalho, pois, sua vida como carpinteiro representa a dignidade do trabalho humano.

Entre todos os homens do seu tempo, Deus escolheu o glorioso São José para viver a missão de ser pai de Seu Filho, de guardar e de proteger Seu maior tesouro. São José cumpriu com a máxima fidelidade a sua missão. Aprendemos com ele que é preciso ter fé e sensibilidade para realizarmos as promessas de Deus.

No dia de sua festa, os católicos são convidados a honrar São José e pedir sua intercessão, confiantes de que ele é um poderoso protetor e amigo nos caminhos da vida e da fé. Que possamos seguir seu exemplo e suplicar sua proteção para nossas famílias e nossa caminhada espiritual.

 

São José, rogai por nós! Amém.