









Na tarde do terceiro dia do Encontro Nacional de Coordenadores Diocesanos da Renovação Carismática Católica do Brasil (RCCBRASIL), os participantes foram convidados a aprofundar a compreensão sobre a missão administrativa confiada por Deus à liderança do Movimento. A pregação, ministrada por Daiana Rehbein, coordenadora da Comissão Nacional de Formação da RCCBRASIL, trouxe como tema central “Aspectos Administrativos Inerentes à Presidência da RCC”.
Daiana destacou a importância do zelo, do amor e da responsabilidade no exercício das funções administrativas dentro da coordenação da RCCBRASIL. “Não podemos fazer de qualquer jeito. O aspecto administrativo é muito importante. O amor pela obra deve ser grande”, afirmou a pregadora. Segundo ela, o coordenador é chamado a administrar as coisas de Deus com um olhar atento e espiritual.
Durante a pregação, foram apresentados três pilares fundamentais que devem nortear a atuação dos coordenadores: visão de passado, que valoriza a história e as experiências vividas pelo movimento; visão de presente, que exige escuta e obediência àquilo que Deus pede no tempo atual; e visão de futuro, que requer um olhar ampliado e profético para discernir os caminhos a serem trilhados.
Daiana também aprofundou a compreensão sobre os três principais papéis dentro da coordenação: o presidente (ou coordenador), o secretário e o tesoureiro, ressaltando que cada um tem sua missão específica, mas todos trabalham em unidade. O coordenador é descrito como aquele que lidera, evangeliza, forma e planeja, sendo o “guardião da identidade” do movimento. Já o secretário deve ser uma pessoa de oração, discreta e submissa, com sensibilidade espiritual para auxiliar a presidência. O tesoureiro, por sua vez, é chamado a cuidar com zelo das finanças, sendo exemplo de retidão, transparência e entrega a Deus.
“O coordenador é o pastor que guia o rebanho, é o elo que preserva a comunhão e a unidade. Ele é a porta da diocese: se ele abre, a graça entra”
Depois, a Santa Missa foi celebrada pelo padre Micael de Moraes, sjs. Em sua homilia, ele reforçou a importância de professar uma fé verdadeiramente católica, enraizada na tradição da Igreja. “A fé católica é a fé que recebemos da Santa Igreja. Cremos na Igreja una, mas não uniforme, que vive a comunhão na universidade da diversidade”, afirmou.
Padre Micael ressaltou que o verdadeiro católico é aquele que reconhece Jesus como verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que compreende a eucaristia como sacrifício e ceia, altar e mesa. “Quanto mais no equilíbrio estamos, mais na fé apostólica e católica nos encontramos”, destacou o sacerdote.
O dia foi finalizado com uma noite carismática que contou com o Show de Jorge Mongó, músico com mais de mil composições e que esteve em 2010 no lançamento da pedra fundamental da Sede Nacional da RCCBRASIL.