Cristo ressuscitou, aleluia! Na Vigília Pascal, testemunhamos através da Liturgia o cumprimento de todas as promessas que Deus fez à humanidade: a morte foi vencida, o Autor da vida ressuscitou, como primícias dos que morreram! Todos nós, batizados em Cristo, participamos também, pela fé, do mistério de sua ressurreição. E um dia também ressuscitaremos nEle, por Ele e com Ele!

A sequência de leituras que escutamos naquela sagrada Liturgia nos mostra claramente a forma como Deus conduziu o seu plano de salvação para a humanidade. Desde a criação e a queda de nossos primeiros pais, passando pela eleição de um povo, pela escravidão e libertação do Egito, pela posse da terra prometida, pelas promessas de renovação e do derramamento do Espírito Santo, finalmente chegamos à plenitude dos tempos, na qual o Verbo de Deus se encarnou e completou a obra de salvação.

Na Sexta-Feira Santa, saímos de nossas igrejas em silêncio, meditando a Paixão de Nosso Salvador. Na Vigília Pascal exultamos de alegria, por sabemos que não precisamos “procurar entre os mortos aquele que está vivo. Ele não está no sepulcro! Ressuscitou!”, disseram os anjos no Evangelho que ouvimos. Toda a nossa fé cristã católica está fundamentada nessa verdade: Cristo ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

Eu gostaria ainda de chamar a atenção para as santas e piedosas mulheres que apareceram no Evangelho da Vigília Pascal. Elas não pregavam a palavra, nem dirigiam grupos, nem realizavam milagres. Mas a elas foi dada a graça que nenhum dos apóstolos recebeu: serem as primeiras testemunhas da Ressurreição! A Misericórdia de Deus se revela nesse ato de predileção pelos pequeninos. Tantas vezes a recompensa maior não será pelo fazer MAIS, mas pelo fazer com AMOR. Essas mulheres respeitavam e amavam a Jesus, pois Ele lhes mostrou o caminho da vida, restaurou a dignidade de cada uma delas. A primeira prova do grande amor que elas sentiam pelo Senhor foi, mesmo em sua pobreza, levarem caros perfumes para honrar o corpo de Jesus no túmulo. E a segunda prova foi terem saído de madrugada para visitar o sepulcro. Naquele tempo, assim como hoje, só se levanta muito antes do habitual se há um grande motivo isso. O motivo delas é o amor, que fez com que elas superassem o medo e o perigo de andarem sozinhas no escuro em uma cidade como Jerusalém.

Estas santas mulheres nos ensinam que somente através do amor podemos ser testemunhas da ressurreição de Cristo. Peçamos que o mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dos mortos ressuscite nossas vidas, nossas famílias, nossa história, e inunde as nossas almas com o amor misericordioso de Deus Pai! Amém.

 

Padre João Paulo Veloso

Arquidiocese de Palmas (TO)

Coordenador Nacional do Ministério Cristo Sacerdote