O mês de agosto foi marcado por uma grande experiência missionária para a juventude carismática católica do Brasil: a Missão Europa levou cerca de 180 missionários para a Espanha com o intuito de evangelizar nos dias que precederam a Jornada Mundial da Juventude que aconteceu em Madri.
Mesmo não estando mais oficialmente em missão, a presença dos jovens da RCC na capital espanhola foi testemunho do Amor de Deus. Leia abaixo o relato de José, voluntário responsável pelo alojamento em que ficaram hospedados os brasileiros.

Olá família!
 Quando chegarem estas linhas, suponho que vocês já estarão em viagem. Durante a tarde de ontem, aconteceram momentos muito emocionantes. Não cheguei a pensar que em tão pouco tempo poderia surgir algo tão forte entre pessoas com as quais possivelmente nunca mais voltarei a ver, a não ser que o Senhor volte a cruzar nossos caminhos, e espero que assim aconteça.

Foi muito impressionante a oração que vocês fizeram por nós. Muito obrigado por ela.Não me lembro de ter chorado de emoção nunca, nem sequer em meu casamento que em agosto faz 20 anos. O que queria dizer no momento da despedida de vocês, e que a emoção me impediu, era que foi um autêntico presente o haver estado com vocês, e de modo tão sofrido. Digo sofrido porque foi uma semana realmente dura, na qual me deitei muitos dias passando das 2h da manhã e levantando cedo para trabalhar, para à noite fazer o mesmo. Foi um trabalho duro, problemas a solucionar, muitas coisas diferentes demandando minha atenção; mas como dizia a uns amigos hoje pela manhã em um e-mail, é um trabalho que aumenta o nosso coração, que nos faz respirar e sair do afogamento causado pelo olhar muito focado em nós mesmos.

 Nós, Maria Angeles, seu marido, Luís, as meninas voluntárias e eu, pertencemos ao Movimento de Comunhão e Libertação, que não é outra coisa além do carisma através do qual fomos tocados por Cristo e através do qual estamos sendo educados na fé (trabalho duro este, para uns estúpidos como nós).

 E esta ocasião da JMJ tem me servido particularmente para entender com mais clareza as palavras de São Paulo na sua carta aos Romanos: “Pois, como em um só corpo temos muitos membros e cada um dos nossos membros tem diferente função, assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro. Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi conferida” (Rm 12,4-6).  No fundo estamos fazendo o mesmo caminho juntos. Com o coração maior e mais contente na vida, começo a semana. E assim permanecerá por um tempo, espero que grande. Virão momentos em que perderei o foco, e virão momentos mais escuros na vida, dos quais o Senhor me resgatará não sei como.

 Muito obrigado pela amizade de vocês e espero que o destino volte a cruzar nossos caminhos. Minha atenção estará na JMJ 2013, para a qual tentaremos ir. Se assim acontecer, terei que fazer uso de um convite feito por vocês para irmos às suas casas. E “o prometido é dívida”, como dizemos na Espanha.

 Os rapazes da Proteção Civil também estavam encantados com vocês, ficaram muito a vontade e se foram muito felizes. “Eles se fazem amar”, me disse um deles, comovido com o que havia visto. Sabemos que o que aconteceu não é outra coisa além da vida que Cristo gera.
 
Meus melhores desejos para todos e que o Senhor os abençoe.
Um abraço muito forte,
 
José