Inúmeros desastres naturais têm afetado pessoas ao redor do mundo inteiro. A mídia notícia incansavelmente toda a tragédia, porém, passados alguns dias, o fato deixa de ter destaque e muitos esquecem que ainda existem vítimas precisando de socorro e evangelização.

Pensando nisso, um grupo de 40 pessoas da diocese de Nova Friburgo/RJ lançou as redes e chegaram a um lugar onde ninguém imaginava passar o carnaval. Justamente na cidade de Nova Friburgo, a mais atingida pelas fortes chuvas do início do ano e que ainda contabiliza inúmeros prejuízos e carências.

Servos e participantes de Grupos de Oração das cidades de Cantagalo, Macuco, Nova Friburgo, Carmo, Rio das Ostras e religiosos da Comunidade Preciosa Vida aceitaram o chamado de Deus e passaram quatros dias em missão, percorrendo ruas, visitando famílias e dez abrigos de crianças que ficaram órfãs.

O mais interessante é que nesse ano seria realizada a primeira edição do Retiro Diocesano de Carnaval para jovens, porém, Deus tocou o coração dos organizadores e lideranças da diocese, direcionando para que aquelas pessoas não ficassem simplesmente dentro de um evento, mas fossem às ruas levar a palavra de Deus para quem mais estava precisando de atenção, conforto e solidariedade.

O convite surgiu do bispo Dom Edney e, segundo Cristina Palma Machado, coordenadora diocesana da RCC em Nova Friburgo, a idéia era formar um verdadeiro exército da igreja. “Fomos recrutas da esperança, visitamos casas e abrigos da cidade, além de participarmos com os ministérios de Pregação e Música, do retiro da Catedral de São João Batista”, explica a coordenadora.

Este foi um direcionamento de Deus, no qual a RCC cumpriu sua missão de testemunhar corajosamente o tema proposto para 2011 ‘Por causa da tua palavra, lançaremos as redes’. “Estamos felizes pelas moções do Senhor Jesus para a RCC de nossa Diocese: sair em missão, anunciar a Palavra, onde tudo seja triste e fazer sorrir nossos irmãos”, ressalta Cristina.

E a cada instante a vontade de Deus em relação à missão era comprovada. Pessoas em condições dramáticas tomaram ânimo novo, inclusive um rapaz de apenas 15 anos chamou atenção dos missionários.

Na catástrofe, o jovem perdeu a irmã de 16 anos e um sobrinho, filho dela. A perda o deixou bastante abalado e com forte depressão. “Tivemos bastante contato com ele e um casal que participou das missões é de Friburgo e continua visitando e ajudando esse rapaz”, relata a coordenadora.

A providência divina também se fez presente. O grupo arrecadou algumas doações de alimentos para que os 40 missionários pudessem se manter durante os dias de trabalho, porém, a quantidade arrecadada surpreendeu até mesmo os mais otimistas.
Mais de 100 quilos de arroz, mais de 30 de feijão e 60 de carne, além de uma infinidade de latas de óleo, caixas de leite, batatas, verduras e legumes.

“Mesmo sabendo que era muita coisa resolvemos levar tudo. Lá, Deus nos mostrou o que queria. Era para dividir tudo com aquelas famílias. Poderíamos ter doado para qualquer outro lugar, mas Deus quis que fosse para lá”, concluí.

E qual é o seu testemunho, o testemunho do seu Grupo de Oração? Envie para dpto.comunicacao@rccbrasil.org.br e mostre ao mundo nosso maior tesouro!

Veja outros testemunhos:

Senhor, queremos obedecer: “Por causa da Tua Palavra…”

Um raio de luz para iluminar mais vidas

Falar de Jesus é missão cotidiana