Sempre que chega o mês de janeiro nosso coração se alegra em poder participar do retiro que é sinal de Deus para nossa vida e vocação, o RENASEM (Retiro Nacional de Seminaristas). Nesse período partilhamos as bênçãos de Deus que vivenciamos em nosso Seminário, através do Grupo de Oração do Ministério para Seminaristas e percebemos que, de fato, há um elo que nos firma de tal forma a perceber e sentir que somos uma família de eternos amigos.

É muito bom estarmos juntos, em cada momento de oração, em cada participação na Santa Eucaristia, nas partilhas das pregações e experiências de vida, e até nos momentos de lazer quando contamos piadas sadias, sorrimos bastante com nossos regionalismos, enfim. Nos dias de RENASEM nossas fronteiras se dilatam e se transformam num só coração; sentimo-nos membros de um único corpo, o Corpo Místico de Cristo, a Igreja.

Há exatamente um mês, após um domingo de muitas bênçãos e graças, – quando de nossa passagem pela Fazenda da Esperança, em Porto Nacional/TO, – no final do dia sobreveio a nós um evento que nos fez refletir bastante sobre a vida em Cristo. Evento esse que não foi trágico, apesar da gravidade, mas sim milagroso em nossa história existencial. Nascemos de novo, não fisicamente, mas espiritualmente, pois não há como termos passado por tudo o que passamos sem querermos ser mais de Deus, sem querermos ser melhores, e fazermos de cada instante da vida um ato de louvor e agradecimento ao Pai do Céu. Recordam a canção? “Pra te louvar foi que eu nasci, Senhor, eu sei…”Pois bem! Ai de nós se esquecermos tudo o que vivenciamos no último 12 de janeiro deste Ano da Graça de nosso Senhor Jesus Cristo!

Do Coração do Brasil, em Palmas/TO, realmente se levantaram homens novos, homens santos que querem se consagrar a Deus. Temos consciência de que somos míseros pecadores, porém queremos e precisamos ardorosamente ser de Deus, e tão somente de Deus, e o RENASEM nos impulsiona ao cumprimento deste propósito. Tanto é que somos testemunhas de vários sacerdotes que afirmam que o RENASEM foi o pretexto que Deus lhes deu para perseverarem no contexto da vocação a que foram escolhidos. Recordemo-nos dos belos e profundos testemunhos que ouvimos no retiro de Campinas/SP, em janeiro de 2013, em cuja ocasião celebramos os 30 anos desta magnífica obra.

Foi também do Coração do Brasil que o Ministério para Seminaristas, da Renovação Carismática Católica do Brasil, ganhou seu primeiro intercessor, nosso querido irmão Luiz Gustavo Eccel, de Santa Catarina. No momento pós-acidente quando não mais ouvíamos sua voz e sentíamos sua ausência física no hospital, ele já estava – conforme relato do sonho que teve sua mãe – “entrando e brincando num imenso jardim”. Não temos dúvidas de que esse nosso irmão está no Céu, e que de lá, com seu jeito orante, amigo, desenvolto e destemido, intercede a Deus por nós e pela missão que temos a realizar nesta Terra… // Luiz Gustavo, choramos sua ausência física, mas nos consolamos na certeza de que você, nosso querido irmão que tanto amava o RENASEM, creu firmemente no que expressastes em suas últimas anotações durante o Retiro da Coordenação: “me sacrifico por causa dos outros por um bem maior” e “devo deixar tudo pelo TODO”. Descanse em paz, meu caro! Sua família de eternos amigos sente saudades, mas se contenta na certeza de que ganhastes o prêmio eterno, e estás no festim dos benditos do Pai! //

Entretanto, nós que aqui ficamos temos a certeza de que Deus tem reservado uma missão santa para cada um de nós. Precisamos dar cumprimento a tal chamado. Que este elo que nos une na fé seja a nossa ajuda mútua neste caminhar vocacional. Temos a certeza que se Deus nos dá a graça de nos sentirmos hoje uma família de eternos amigos é porque, num futuro próximo, Ele nos quer como uma família de eternos amigos sacerdotes.

Assim sendo, quando a caminhada parecer difícil lembremo-nos de “conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef 4,3) visto que em qualquer lugar onde estivermos a oração nos alcançará com a força do Divino Espírito Santo, na presença de nossa querida mãe Maria Santíssima. Daí, teremos sempre a certeza de que nunca estamos sós, pois somos uma família de eternos amigos!

Deus nos abençoe a todos!

 

Maceió, 12 de fevereiro de 2014

Luiz Antônio de Araújo Guimarães

Seminarista da Arquidiocese de Maceió

Coordenador Estadual do Ministério em Alagoas

Secretário Nacional do Ministério para Seminaristas

 

Fonte: Site RENASEM