A devoção ao Sagrado Coração de Jesus nos leva a experiência do amor, nos permite uma busca profunda a Jesus Cristo com princípio e fim de nossas vidas, direciona-nos a conversão, leva as almas ao lenitivo espiritual que vem do próprio Deus. Segundo Santa Margarida Maria Alacoque, santa para qual o Sagrado Coração de Jesus apareceu em 1673, “o fim principal desta devoção é converter as almas a seu amor”, somos chamados a se deixar consumir por este amor, sendo testemunhas para que Jesus se torne cada vez mais amado, a vida de Santa Margarida Maria Alacoque, constituiu em imprimir sempre a mensagem da misericórdia, ainda jovem, como religiosa da Ordem da Visitação acolhe com confiança a missão, mesmo sofrendo perseguição e incompreensão, não desiste, e encorajada pelo São Cláudio de la Colombiere, sua atitude permite que se difunda e torne o culto ao Sagrado Coração de Jesus conhecido por toda igreja.

“Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água” (Jo 19, 33-34). A igreja nos ensina que o soldado que perfurou o lado de Jesus, ao ser tocado pelo sangue e a água se converteu e abandonou o exército, se tornando pela palavra e testemunho um instrumento fiel ao anuncio de Jesus, se mantendo firme em sua fé, podemos nos perguntar, nossos comportamentos tem nos levado mais próximos ou mais distantes desse propósito. Aos sermos tocados pelo amor do coração de Jesus, nosso íntimo e transformado, se abre aos desígnios de Deus, sua promessa de amor se torna presente e fecunda em nossa vida, nos tornamos seus, nossos atos e atitudes já não são mais os mesmos de antes, esse amor por inteiro só poderá existir em nossas vidas, através de um coração contrito, que perceba seus erros, que possa corrigir o que está errado.

Jesus conhece o nosso coração, nos ama imensamente, sabe o que temos passado, por isso ele nos concede o seu amor a cada momento, nos dá uma nova chance diante das muitas falhas que cometemos. Não tenha medo de se reconhecer pequeno, de buscar a grandeza de Deus, e mergulhar em uma graça infinita de amor. O Papa Pio XII ao falar sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus disse: “todas as bênçãos que, do céu, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus derrama sobre as almas dos fiéis, purificando-os, trazendo-lhes uma grata consolação celeste e exortando-os a alcançar todas as virtudes, são verdadeiramente inumeráveis”. Por isso lhe convido a celebrar o Coração de Jesus, fazer com que está graça chegue a tantos corações, que o Sagrado Coração de Jesus lhe envolva sempre com suas promessas de amor.

 

Pedro Alexandre de Souza Farias
Grupo de Oração Sopro de Esperança – Diocese de Rio Branco (AC)
Presidente do Conselho Estadual da RCC Acre