A última live da ‘Semana vai a Nínive’, promovida pela Renovação Carismática Católica do Brasil, trouxe reflexões importantes e esclarecedoras sobre a cultura do encontro, à luz do verbo Ir. A discussão do tema foi conduzida por Sheila Damaceno, coordenadora nacional do Ministério de Promoção Humana da RCCBRASIL que ainda contou com a participação de Vinícius Simões, presidente do conselho nacional. Juntos, além de explicar os significados da cultura do encontro, proposta pelo Papa Francisco, também destacaram a importância dessa cultura para a vivência do carisma carismático e a missão da RCC.

Sheila Damaceno iniciou sua fala ressaltando a proposta do Papa Francisco de que a cultura do encontro seja uma experiência humanizadora, capaz de permitir o desenvolvimento integral da pessoa. Segundo ela, esse encontro com Cristo é o ponto de partida para a transformação da vida, impulsionando os fiéis a compartilhar a alegria do Evangelho com os outros. “Como Renovação carismática católica, com o carisma que nós temos, com a realidade que nós temos o espírito gera em nós essa compaixão e nós vamos, nós somos enviados e exercemos o nosso ir”, disse ela.

Por fim, Sheila propôs aos participantes que, de acordo com cada realidade dos Grupos de Oração, vivam a Graça da cultura do encontro.

“Que provocados pelo Batismo no Espírito Santo, em unidade com aquilo que o Senhor propõe para a renovação carismática católica, façamos este roteiro, este caminho de peregrinação de colocarmo-nos de pé, bem-dispostos, e irmos a Nínive. Que o Espírito Santo revele a nós onde estão essas Nínives que nós precisamos ocupar, desbravar para anunciar Jesus Cristo vivo e ressuscitado”.

Sheila Damaceno - coordenadora nacional do Ministério de Promoção Humana

Vinícius Simões complementou a reflexão, destacando que a cultura do encontro não coloca o homem no centro, mas glorifica a Deus na vida dos pequeninos. Ele enfatizou a importância de promover as pessoas nos Grupos de Oração, não como protagonistas, mas como testemunhas da ação de Deus em suas vidas. Para ele, viver a cultura do encontro é colocar-se a serviço do Reino, anunciando a Jesus Cristo vivo e ressuscitado.

A última live da ‘Semana vai a Nínive’ foi um convite à reflexão sobre a importância da cultura do encontro na vida dos cristãos e na missão da RCCBRASIL. Ao seguir os passos de Cristo, os fiéis são impulsionados a sair ao encontro dos outros, compartilhando a alegria do Evangelho e combatendo a indiferença com compaixão. Que, inspirados por essa reflexão, os membros da RCC possam viver cada vez mais essa cultura do encontro, sendo verdadeiros instrumentos de transformação na sociedade.

 

Confira abaixo a íntegra da quarta live da “Semana Vai a Nínive”