Entre os dias 4 e 14 de fevereiro, 85 pessoas de diversas regiões do país estão reunidas na Chácara do Colégio Bagozzi, em Araucária/PR, para a quarta edição da Escola Nacional de Formação para Líderes e Missionários. Divididos nas turmas de primeira e segunda etapa da Escola, os alunos tiveram dias intensos de formação, espiritualidade, missão e convivência fraterna.
Os cerca de 70 participantes da primeira etapa receberam formação voltada para aspectos da liderança: características de um líder cristão, vida de santidade, identidade carismática do líder e formação humana. Os alunos também têm aulas deHistória da Igreja, com foco no Concílio Vaticano II, e de História da RCC que relata fatos históricos e reflete sobre os e desafios atuais do Movimento. Além dos conteúdos teóricos, as atividades práticas também puderam ser desenvolvidas com evangelização querigmática porta-a-porta e um exercício de análise dos Grupos de Oração da região.
Já os alunos da segunda etapa tiveram momentos marcantes durante a disciplina “Itinerário missionário”, ministrada no último fim de semana. Essa disciplina, inclui atividades práticas de missão desenvolvidas na Paróquia São Marcos, de São José dos Pinhais/PR, cujo pároco, Padre Flávio, é professor de Cristologia da Escola.
Primeiramente, os alunos visitaram a paróquia para conhecer as necessidades locais e traçar o plano da missão. A partir dessas informações, decidiu-se que as atividades de evangelização seriam realizadas na Comunidade Divino Espírito Santo, situada em um bairro afastado da matriz, com o objetivo de, posteriormente, abrir um Grupo de Oração no local. Além da evangelização porta-a-porta, os participantes da Escola também desenvolveram um trabalho de formação das lideranças do núcleo de serviço do novo Grupo de Oração.
Na noite de segunda-feira (13), aconteceu a cerimônia de formatura e o encerramento das atividades.