Dia 23 de abril de 303, um jovem cristão tribuno (oficial na Roma antiga) apaixonado pelo amor, lutador pela verdade, defensor da vida trava seu maior combate. Seu nome Jorge, militar do alto escalão do Império Romano. O imperador Diocleciano estava determinado em acabar com os cristãos, era um tempo de grandes perseguições. Quem denunciou que o jovem era cristão? O próprio Jorge pelas suas atitudes, por uma vida coerente com o anúncio do Evangelho. Viveu no mundo romano, mas não pertencia ele. A tradição nos ensina que a razão da condenação do mártir foi pelo fato de renegar os deuses do Império Romano. Jorge estava há um bom tempo sendo submetido a inúmeras torturas, a cada uma destas ele saia mais forte.  Pela sua fé existia somente uma possibilidade, adorar o Deus vivo. As opções eram claras, ou Jorge negava sua fé em Jesus, o nazareno, ou perdia sua vida pelo fio de uma espada. Vários são os relatos de conversão em razão do testemunho do jovem cristão.

A devoção ao grande Mártir São Jorge nos inspira a seguir o caminho de maturidade na fé que ele seguiu, uma fé viva testemunhada por uma confiança inabalável em Jesus “combatendo o bom combate” (2 Tm 4,7a). A cada tortura, e foram muitas, sua fé era fortalecida. A cada dia um novo sim a Deus, um processo de conversão diária. Combater ferozmente o demônio que com suas insídias e seduções quer afastar os filhos de Deus da prática da virtudes, do caminho da Verdade, o terrível dragão do apocalipse (Ap 12, 3-9) que insiste em disseminar o desânimo, a preguiça,  o medo e a falta de esperança. Quer destruir nossas famílias, acabar com os jovens, destruir os homens e mulheres configurados ao Cristo pelo batismo. Mas, a “Esperança não decepciona pois o amor de Deus foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm5,5).

A sentença que condenou o jovem tribuno a ser degolado, na verdade escancarou as portas do céu para ele. A pregação ao doar sua vida pelo Cristo, na verdade o leva a contemplar o Senhor na Sua glória. Até hoje, quase 1716 anos após essa entrega por amor, os cristãos do mundo inteiro são impelidos a serem perseverantes, a vencerem todos os dias o pecado que os separa do amor de Deus. Que São Jorge interceda por cada um de nós, para vivermos como homens e mulheres repletos do Espírito Santo, que possamos ser perseverantes até o céu.

São Jorge, rogai por nós!

 

Maristella Oliveira

Coordenadora Estadual da RCC Rio de Janeiro

Grupo de Oração Fruto da Graça – Arquidiocese de São Sebastião(RJ)