Um mês após o falecimento do casal de namorados, Luan Augusto e Karoline Alves, a comunidade à qual pertenciam recorda o marcante testemunho que tem inspirado tantos católicos pelo país. Membros ativos da Renovação Carismática Católica, os jovens são lembrados pela busca de uma vida no Espírito e dedicado serviço ao Grupo de Oração e à comunidade.

Luan Augusto da Silva, 16 anos, e Karoline Verri Alves, 17, participavam do Grupo de Oração ILummi, na cidade de Cambé, no Paraná. Karoline era serva e se destacava por sua dedicação e amor ao Grupo de Oração, o que demonstrava seu compromisso em servir a Deus e à Igreja. Luan, por sua vez, acompanhava a namorada em suas ações, mesmo antes de ingressar nas formações para ser servo. Não faltava ao Grupo de Oração e era muito disposto a ajudar sempre que necessário.

A busca pela santidade era o objetivo central na vida do casal de namorados. Segundo Karina Ganazza, membro e serva do Grupo de Oração ILummi, “Karol e Luan sonhavam em construir uma família baseada nos mandamentos da Igreja e em um namoro santo. Ambos cultivavam uma profunda devoção religiosa, buscando a confissão e a comunhão regularmente, além de estarem engajados nas atividades pastorais da comunidade”.

Após a trágica perda dos dois jovens, Karina conta que tem sido um desafio prosseguir com as atividades do grupo, mas diz que continuam inspirados pelas palavras da própria Karoline: “Como ela nos disse no seu último abastecimento, 

Nós não devemos desistir de Deus, não devemos desistir do grupo e da nossa comunidade, devemos sempre buscar mais a Deus e ter frequência nessas atitudes.

Karoline Alves

Nós, enquanto Grupo de Oração ILummi, estamos fazendo isso, levando para nossa vida o que a Karol nos disse em seu último dia conosco. E tendo a fé e a confiança que os dois estão junto do Pai intercedendo e olhando por nós”.

Para a presidente do Conselho Arquidiocesano da RCC Londrina, Nilza Maria de Souza, a morte de Karoline e Luan foi um verdadeiro martírio que salvará muitas vidas. “O sangue derramado dos dois será semente para resgatar almas e inspirar outros a se entregarem a Jesus e buscar a santidade em suas vidas. O exemplo deles demonstra que é possível ser santo hoje, independentemente da idade, por meio do batismo no Espírito Santo, do uso dos carismas e da vida em comunidade”, afirma Nilza.

Já o presidente do Conselho Estadual da RCC Paraná, Miguel Machinski, partilha que a marca deixada por Luan e Karoline tem suscitado muitos a buscarem se aprofundar numa vida no Espírito. “O que vemos é que o testemunho deles como servos e também a busca da santidade têm reacendido a chama do Espírito em muitas pessoas. Muitos casais jovens desejando ter um namoro santo”, observa.

Testemunho da família

Em uma participação no último acampamento PHN 2023 da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista/SP, os familiares dos jovens testemunharam o compromisso que ambos tinham com Deus e a Igreja. “Eles tinham o hábito de se confessar todas as semanas e esse compromisso religioso fazia até mesmo com que a família adaptasse a rotina para atender esse hábito dela. O argumento que ela sempre tinha comigo era ‘pai, e se eu morrer hoje?’, então eu sempre a levava”, contou Dilson Antonio Alves, pai da Karoline.

O que aconteceu

Os jovens Luan Augusto, de 16 anos, e Karoline Verri Alves, 17, foram vítimas de um ataque a tiros na escola em que estudavam na cidade de Cambé, Paraná. Karoline morreu durante o ocorrido, no dia 19 de junho. Luan foi levado ao Hospital Universitário de Londrina, mas faleceu na madrugada do dia seguinte, 20 de junho.

RCCBRASIL em oração

A Família Carismática do Brasil se mantém em oração pelos familiares dos jovens, pelo Grupo de Oração ILummi e por toda a comunidade de Cambé. Rezamos também pela alma deles e, junto a Maria, pedimos que o Espírito Santo fortaleça a juventude do Brasil numa vida de santidade por meio do inspirador testemunho de Luan e Karoline.