Com pesar, mas, ao mesmo tempo, com a certeza do Céu e de que temos mais um carismático na glória, a Renovação Carismática Católica do Brasil une-se em intercessão pelo pioneiro da Renovação Carismática no mundo, Stephen B. Clark (Steve Clark).

Steve nasceu em 1º de junho de 1940, na cidade de Nova Iorque (EUA). Realizou seus estudos na Universidade de Yale. Em 1960, ao ler mais sobre o cristianismo, em particular, as obras sobre São Francisco “As pequenas flores de São Francisco de Assis” e “O espelho da perfeição”, percebeu que ser cristão envolvia um relacionamento pessoal e vivo com Jesus Cristo. Passou a estudar e dedicar-se ao cristianismo e decidiu ser batizado.

Após seu bacharelado em História em Yale, estou Filosofia e aprendeu alemão na Universidade de Freiburg, na Alemanha. Ao retornar para os Estados Unidos, em 1963, começou o doutorado na Universidade Notre Dame, em South Bend, Indiana. Quis a Divina Providência colocar Steve nesta Universidade, pois lá ele passou a ter sólido contato com o Movimento de Cursilhos de Cristandade, que estava ainda nascente nos EUA. Neste movimento de renovação, junto com outro jovem, Ralph Martin, leu os livros “A cruz e o punhal” e “Eles falam em outras línguas”. Steve e Ralph sugeriram as leituras que inspiraram as meditações no Retiro de Duquesne, do qual viria a nascer a Renovação Carismática. Nosso Senhor os estava preparando para o grande derramamento do Espírito Santo que viria acontecer na Igreja.

Com o nascimento da Renovação Carismática Católica, em 1967, Steve Clark foi um dos primeiros a terem a experiência do Batismo no Espírito Santo e uma das grandes lideranças dessa corrente de graça, escrevendo inúmeros livros e artigos sobre o Batismo no Espírito Santo, carismas, vida no Espírito, fé e outros temas.

Junto com Ralph Martin, Gerry Rauch e Jim Cavnar, Steve fundou a primeira Comunidade Carismática de Aliança: “The Word of God”, em Ann Arbor, Michigan. Também foi fundador da “The Servants of the Word”, uma fraternidade ecumênica internacional de celibatários, vinculada à rede de comunidades – ou, como se descrevem, comunidade de comunidades – espalhada em diversos países que conta com milhares de membros chamada “Sword of the Spirit”, da qual também foi presidente.

Steve foi um grande carismático, com liderança forte e profunda visão de Igreja. Os amigos mais próximos, ao falar sobre ele, sempre o destacam em terminologia mística e sua paternidade espiritual. Sua contribuição à Renovação Carismática e à evangelização ficarão marcadas na história recente da Igreja. Que Nosso Senhor o receba em sua Glória e que, do Céu, nosso irmão carismático continue fazendo o bem e orando por nós. 

RCCBRASIL