Uma família humana, alimento para todos” é uma grande campanha feita pela confederação mundial da Caritas Internationalis. Com o objetivo de colaborar com a erradicação da fome e da pobreza no mundo, o gesto também é apoiado por Papa Francisco.

“A base para qualquer mudança real vem de dentro de nós, em primeiro lugar, e da nossa capacidade de ver o rosto de Cristo naqueles que sofrem de fome”, incentiva o site da Cáritas Brasileira, que participa da campanha junto às 164 organizações em todo o mundo membros da Caritas Internationalis.

Cada organização que participa desta rede de solidariedade adaptou a temática da fome e da pobreza a partir das questões relacionadas com a realidade do próprio país. Por exemplo, no Brasil, questões como soberania alimentar e justiça social foram incluídas no debate por serem temas relevantes em uma sociedade que tanto sofre com as desigualdades sociais.

A Caritas Internationalis acredita que a implementação dessa campanha em vários países é um passo fundamental para eliminar a fome global. Em outubro de 2014, haverá uma semana de ação global com diferentes eventos e ações em todo o mundo, instigando os governos nacionais a adotarem o direito à alimentação.

Já em 2015, a organização internacional realizará uma Assembleia Geral em Roma, para as lideranças de todas as suas organizações membro, além de defender uma sessão sobre o direito à alimentação na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

As organizações nacionais da Cáritas promoverão ações em nível regional e local. “Esperamos que a multiplicação de todas essas ações ao redor do mundo irá criar uma onda de apoio ao direito à alimentação”, conclui o texto da Cáritas Brasileira.

Cáritas Internacional

A Rede Cáritas Internacional atua em 200 países. Inspirada pela fé e pelos valores cristãos, vê o mundo como uma família humanizada caracterizada pelo amor, a solidariedade e a compaixão. O trabalho das organizações sobre a fome varia desde o fornecimento de ajuda alimentar em tempos de crise, a programas de longo prazo para melhorar a agricultura em pequena escala, a pecuária, a infraestrutura, os sistemas agroflorestais e o reflorestamento.

A Cáritas também promove a participação cívica e a defesa em questões sociais e econômicas, tais como acesso a mercados, nutrição, água e saneamento para as comunidades vulneráveis. Garantir a segurança alimentar para todos é parte de sua visão, em um mundo onde o bem estar e a dignidade humana são fundamentais.

Para a Cáritas, o desenvolvimento humano integral deve ser a meta de estratégias de desenvolvimento sustentável, abrangendo políticas climáticas, educação, capacitação e soberania alimentar.

Papa Francisco apoia a Campanha contra a fome no mundo

O Papa Francisco pronunciou-se por meio de um vídeo, apoiando à campanha. Em sua mensagem, o Santo Padre relembrou trechos do evangelho que trazem a reflexão sobre a fome e sobre a caridade cristã. “Estamos diante do escândalo mundial de cerca de milhões de pessoas que ainda hoje passam fome. Não podemos virar as costas e fazer de conta que isto não existe. O alimento que o mundo tem à disposição pode saciar todos”, afirma o Papa.

Assista à mensagem de Papa Francisco:

{youtube}6XPUl_VTtGo|560|315|1{/youtube}

 

Para mais informações, acesse o hotsite da Campanha no Brasil.

Fonte: Cáritas Brasileira