Dentro da proposta do texto do “Vamos Recristianizar a Páscoa”, lançada pelo Portal RCCBRASIL durante a Quaresma, chegou até o Escritório Nacional uma mensagem de Feliz Páscoa que convida as pessoas a participarem das celebrações da Semana Santa. A semente foi lançada em um Grupo de Oração Universitário do estado do Espírito Santo. Um dos participantes criou um jeito de levar formação e informação sobre as celebração desta semana especial.

Tudo começou com a simples idéia de enviar um recado no e-mail dos participantes do GOU, mas Deus ungiu e a idéia se expandiu! Mais do que unir o GOU, a idéia pode agora chegar a várias outras pessoas, inclusive passando por suas mãos. Conheça o testemunho das pessoas envolvidas nesta história.

A idéia
Fernando Gatti é estudante de Desenho Industrial e participa do GOU Instrumentos do Amor, no Espírito Santo. O Grupo mantêm um cadastro de e-mails de todas as pessoas que participam ou já foram, pelo menos uma vez, no Grupo. Quando é necessário dar recados ou mesmo, desejar “boas festas”, os servos usam este cadastro.

O Instrumentos de Deus acontece às sextas-feiras e, portanto, na Semana Santa não haverá GOU. Pensando em lembrar aos participantes e incentivá-los a ir à celebrações das comunidades, Fernando resolveu enviar uma mensagem. “Não queria mandar um e-mail chato, cheio de texto e informações apenas, que não levasse a pessoa a ter vontade de ler até fim. Então decidi fazer uma espécie de cartaz, com textos e ilustrações mais trabalhadas, e que me permitisse mandar no próprio corpo do e-mail. Mas enquanto eu escrevia e montava os elementos na página, fui sentindo a necessidade de dar pelo menos um pouco mais de conteúdo e formação para o povo. Pesquisei em livros e sites católicos e acrescentei ao material”, explica o estudante. E assim surgiu um cartaz que, ao mesmo tempo convida as pessoas a participarem da missa e explica os significados de cada dia e celebração da Semana Santa.

Com a arte finalizada, Fernando mostrou ao coordenador do Grupo, Paulo. Eles fizeram as correções e enviaram não somente aos participantes, mas também aos contatos de toda a diocese.

A expansão
A idéia poderia ter morrido ali, mas não foi isso que aconteceu. Um dia, Hugo Nathan Oliveira de Laia, coordenador do GOU Anuncia-me, também do Espírito Santo, viu o cartaz produzido por Fernando e também quis repassar a idéia. “Achei muito legal e pedi ao Gatti para fazer uma arte sem a identidade específica do outro GOU, ai eu enviaria para os participantes do GOU que coordeno. Mas conversando com o Paulo (coordenador do Instrumentos de Deus), vi que não podíamos restringir a idéia. Resolvemos expandir a mensagem e divulgá-la para todos os GOU’s da Arquidiocese e para outras equipes diocesanas. A divulgação foi crescendo cada vez mais e acabou contemplando a todos”, detalha Hugo.

O coordenador do Anuncia-me também testemunha que para ele, a ação de Fernando serviu como exemplo e motivação. “Ele dedicou oito horas do dia dele trabalhando nessa arte. Isso serve como um “puxão de orelha” para mim em relação a minha dedicação a Deus e também ao povo que Ele me chama a cuidar”, destaca.
Fernando não esperava que seu trabalho fosse ganhar estas proporções e ficou muito feliz com o resultado. “Nem cogitei esta hipótese, mas as coisas de Deus são assim. Não devem ficar restritas. Tudo que vem depois é acrescimento”, diz.

Download
Se você quer enviar esta mensagem a seus amigos e familiares, clique aqui para fazer o download. O arquivo é bem leve, criado justamente para ser enviado por e-mail. Não deixe as bênçãos de Deus estagnadas na sua caixa de mensagens. Baixe e encaminhe a seus contatos. Deseje você também, uma abençoada Semana Santa e uma feliz Páscoa, com conteúdo formativo e carismático.