“Aqui têm alguns jovens que estão sendo chamados para o sacerdócio”.  Essa palavra, proclamada por Padre Joselito, no ENUCC de 1997, em Belo Horizonte/MG, mudou a vida do estudante de matemática Samuel Ventura de Oliveira: “Eu senti que, naquele momento, Deus estava me chamando”.

Na época do Encontro Nacional de Universitários Carismáticos Católicos, Samuel já participava do GOU Renova-me, há um ano, na Universidade Federal de Alagoas. Ao voltar do ENUCC, procurou o padre de sua paróquia, que o encaminhou para encontros da Pastoral Vocacional.

Segundo ele, ao longo do curso, Deus ia confirmando seu chamado: “Assumi em 1998 a coordenação estadual do Ministério Universidades Renovadas, passei a fazer parte da Equipe Nacional, viajei para muitos lugares; fui ao III ENUCC, em Presidente Prudente/SP, em 1998, com mais duas pessoas, o Antônio Becker e o Dênis Martins. Em 1999, conseguimos levar um ônibus entre alagoanos e sergipanos para o IV ENUCC no Pacaembu, em São Paulo. Em 2000, levamos, de Alagoas, um ônibus, e de Sergipe outro ônibus, fora os outros estados do Nordeste que já começavam a enviar representantes para participar do V ENUCC, no Recanto Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo. Em 2002, entrei no Seminário Aquidiocesano de Maceío para os estudos filosóficos e teológicos. Como Seminarista, participei do VIII ENUCC, em Goiânia/GO (2003), e do X ENUCC em Maceió/Al (2005). Como padre participei do II ENUR, em Brasília, em 2010, recém ordenado”.

Ele, que é um dos diretores espirituais do Ministério Universidades Renovadas, conselheiro da equipe estadual do Ministério, em Alagoas, foi até maio de 2014, assessor espiritual do GOU no Polo Penedo da Universidade Federal de Alagoas, e ligado a diversas atividades de evangelização da juventude. Atualmente, aguarda o início do mestrado na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, onde ficará até julho de 2016.

Segundo ele, tudo que aprendeu com a missão Universidades Renovadas traz uma experiência muito grande nos desafios que enfrenta como Sacerdote. Por exemplo: oferecer os cincos pães e os dois peixes na vida cotidiana; avançar para as águas mais profundas da fé; cumprir a tarefa antes que o tempo passe; vencer barreiras.

“Quantas dificuldades enfrentei para poder estar em algum ENUCC ou ERUCC, organizar caravanas, experimentar a providência divina agindo naquele momento que mais precisava. Lembro que para irmos a um dos ENUCCs, fizemos uma rifa de um celular lá em Maceió. Vendemos muitos bilhetes antes da viagem, durante a viagem e depois da viagem. Quando conseguimos pagar os débitos faltava apenas uma coisa: o celular para sortear. E agora? Não tínhamos o dinheiro e pensamos: ‘façamos o sorteio’, pois foi em um domingo, ‘e amanhã compraremos no cartão de crédito o celular’. Para nossa surpresa e por providência de Deus, quem ganhou foi um dos membros de um dos GOUs que foi solidário conosco e sabia de nossa aflição. Assim, não ficamos com sobras e nem com débitos”.

Hoje, toda essa experiência auxilia Pe. Samuel em seu ministério pastoral. “Como padre, também me ajuda na evangelização da juventude, que é um carisma que aprendi a gostar muito. Não é por acaso que agora irei estudar na Universidade Salesiana,que tem o Mestre Dom Bosco, o patrono dos jovens, como inspirador deste carisma”, finaliza.

Cada um desses testemunhos faz parte dessa linda história de evangelização, desses 20 anos em que a Renovação Carismática Católica esteve presente nos ambientes acadêmicos. E na certeza de tantos outros testemunhos e frutos, o Ministério convida todos os carismáticos do Brasil, profissionais, universitários, estudantes, para o Encontro Nacional Universidades Renovadas. De 04 a 07 de setembro, na Universidade Federal de Viçosa/MG, acontecerá a grande celebração dessa história e um novo impulso para que se avance ainda mias neste trabalho.

Para mais informações, acesse: www.enur.com.br.