“Os leigos têm um papel fundamental dentro das Pastorais universitárias, mas é necessário formá-los para ajudá-los a transmitir mais eficazmente o Evangelho nas universidades”.

Esta é a mensagem final do Encontro europeu dos delegados nacionais e dos bispos de Pastoral Universitária que aconteceu no Porto (Portugal) entre 25 e 27 de setembro com o tema “A figura do leigo na pastoral universitária”.

O encontro, promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), contemplou a intervenção de numerosos especialistas, entre os quais Dom Lorenzo Leuzzi, secretário da seção Universidade do CCEE, que recordou que a universidade “não é um lugar de conquista cultural e política, mas um lugar onde se projeta o futuro do homem”.

“Os desafios culturais são os desafios de cada um de nós, o cansaço do estudo e da pesquisa é nosso cansaço, a alegria do conhecimento é nossa alegria – explicou -. Este é o testemunho vivo e criativo que estão chamados a realizar os novos discípulos de Emaús”.

“Infelizmente em nossas comunidades eclesiais ainda há muito afastamento entre a Igreja e a universidade, ainda há muito preconceito cultural entre nós – reconheceu Dom Leuzzi -. Mas quem se encontrou com o Ressuscitado não pode fechar-se em si mesmo, mas deve dar nas aulas universitárias este amor sem condições para a construção da sociedade”.

Durante o Congresso, os delegados nacionais partilharam suas experiências vividas em diversos países, sobretudo na Grã Bretanha, Espanha, Alemanha e Polônia.

“Frente às imponentes dinâmicas do mundo globalizado – explicou Enrico Dal Covolo, professor da Pontifícia Universidade Salesiana, entre os palestrantes -, é necessário buscar juntos itinerários específicos e dirigidos, que estejam, em cada situação local concreta, capacitados para formar universitários católicos europeus como novos discípulos de Emaús”.

O próximo encontro europeu acontecerá em Munique (Alemanha), em janeiro de 2011.

© Innovative Media, Inc.

A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.