SECRETARIA MOISÉS
Rede Nacional de Intercessão

“Vai e torna a deitar-te, disse-lhe Heli, e se ouvires que te chamam de novo, responde: Falai, Senhor; vosso servo escuta!’ Voltou Samuel e deitou-se. Veio o Senhor, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel, Samuel!” – “Falai, respondeu o menino; vosso servo escuta!” (I Sam 3,9-10).

Espiritualidade: Para que possamos exercer o ministério de intercessão aliado aos dons do Espírito Santo, conforme trabalhamos na carta do mês passado, precisamos ser servos–discípulos, ou seja, assim como Samuel, buscarmos escutar o Senhor diariamente.
Essa escuta deve acontecer primeiramente em nossa oração pessoal diária, momento privilegiado em que dialogamos com o Senhor, falamos com ele e para ele, louvando-o pelo que ele é e também apresentamos nossa vida, situações pessoais que estamos vivendo, dificuldades, decepções, etc.
“A oração, quer saibamos ou não é o encontro entre a sede de Deus e a nossa. Deus tem sede que nós tenhamos sede dele” (cf. Santo Agostinho citado no Catecismo, nº 2561). Portanto, assim como a Samaritana, nossa oração deve ser momento de profunda sinceridade, autenticidade e transparência com o Senhor, para que ele possa revelar e nos dar da água viva que sacia nossa sede (cf. Jo 4,1): o Espírito Santo!
A escuta é o momento da oração em que silenciamo-nos totalmente, de coração e mente, para podermos escutar a Deus e tornarmo-nos um com ele. Assim, Deus poderá se Escritura, por uma profecia individual, palavra de sabedoria, ciência dirigir a cada um de nós pelos pensamentos, através de uma palavra da Sagrada, visualização, etc.
Não devemos ficar aflitos ou ansiosos em buscar sensações ou emoções, mas deixar que todo o nosso ser seja coberto da paz que só o Senhor pode nos dar e da alegria de sabermos que estamos em sua presença. Para avaliarmos se é Deus quem está realmente falando, devemos reconhecer os efeitos que tais revelações produzirão: amor filial, júbilo, esperança, fé, paz, alegria, etc.
Ainda que muitas vezes tenhamos dificuldades em escutar o Senhor ou passemos por fazes de “ausência de Deus”, devemos suportar e perseverar durante esses períodos. “Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno” (Hb 4,16). Estaremos, nessas fases, solidificando nossa fé e esperando pacientemente a hora e o momento que ele vai se revelar, como e da forma que Ele quiser, e não talvez do modo que nós estejamos querendo. Pois os pensamentos Dele são diferentes dos nossos pensamentos!
Deus poderá falar ainda por situações e pessoas com as quais estivermos durante o dia, mas para que possamos discernir e ver se é Ele quem está nos falando, precisamos primeiro ter tido um momento de intimidade e conversa pessoal que só a oração propicia.

Reflexão Pessoal:

Como tem sido minha oração pessoal? Tenho dado oportunidade (tempo) para deixar o Senhor falar?
Tenho acolhido e colocado em prática o que ele me fala?

Intercessores: Pratiquemos os carismas na oração pessoal e a escuta (silenciar) para crescermos e permanecermos aos pés do Senhor como discípulos.

Orientações Práticas

– Caso se tenha dificuldade em fazer a oração pessoal, comece orando um salmo (por exemplo: Sl 8; 15; 17; 22; 23; 24; 26; 90; 130; 138; 142; 145) procurando primeiro lê-lo repetidamente, medita-lo e depois louvar nos versículos que mais chamarem a atenção.

– Outro bom exercício chama-se entrar na cena. Pedindo a inspiração do Espírito Santo, escolhemos uma passagem do evangelho e colocamo-nos no papel de alguma daquelas pessoas. O Senhor operará muitas curas e revelações. (Exemplo: Lc 15 – O filho pródigo, posso me colocar como o filho mais novo, o mais velho, etc.). Sugestões: Mt 9,18-25; Lc 7,1-10 – 38-47.

– Rezar o Santo Rosário (diário) ou pelo menos os mistérios sugeridos para cada dia da semana, com enfoque principal nas famílias e pela Paz no Mundo como pede o Santo Padre.

Intenções do Mês

· Pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, sua saúde e seus apelos pela Paz Mundial, principalmente na Terra Santa e no Oriente Médio.
· Pelos Bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos(as), para que vivam intensamente o chamado de Deus, conduzidos pelo Espírito Santo.
· Pelos diversos Encontros Estaduais de Seminaristas da RCC (Secretaria Renasem) neste mês.
· Pelo Encontro Nacional de Universitários Carismáticos (Secretaria Lucas) de 24 a 27 deste mês em Goiânia.
· Pelo Conselho Nacional da R.C.C. e pelo Congresso Nacional em São Paulo.