“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça.” (Jo. 15,16)

 

Caríssimos irmãos e irmãs, graça e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum de nós está no seguimento de Jesus Cristo, inserido na Renovação Carismática Católica, pertencentes a um Grupo de Oração da RCC, engajado num serviço ministerial por acaso. Todos nós fomos particularmente chamados por Deus, isto é, convocados em alta voz, tocados nos ombros por Ele, escolhidos, pinçados, selecionados por Seu Amor para que, com a Sua autoridade e unção, vamos e produzamos frutos.

Com efeito, esta escolha, este chamado e este envio são frutos de pura misericórdia e amor de Deus por mim e por você e diante disto devemos-Lhe ser eternamente agradecidos! À este propósito, inspirado nesta Palavra do Evangelho de São João, o tema da última Conferência Internacional do CHARIS (Serviço Único para todas as Expressões Carismáticas), ocorrido de 02 a 04 de novembro últimos no Vaticano, foi o seguinte: “Chamados, Transformados e Enviados”. Todos fomos chamados por Deus pelo nome, fomos atraídos a Ele por Seu amor profundamente transformador; nossa vida é outra a partir da experiência profunda com o amor de Deus. A partir desta transformação sincera e abrangente, somos enviados como testemunhas, que produzem frutos maduros para a Igreja. Nesta enriquecedora Conferência, particularmente o Discurso do Santo Padre, ocorrido no dia 04 de novembro, deu-nos orientações bem práticas, às quais gostaria de compartilhar com os irmãos:

O Papa inicia seu discurso indagando: “Como está a saúde da Renovação Carismática Católica no mundo? Está crescendo em maturidade eclesial?” Esta é uma pergunta instigante para cada um de nós, na medida em que a RCC será tanto mais saudável e madura, quanto mais cada um de nós buscarmos a vida no Espírito, o primado da santidade, o zelo pela comunhão, o crescimento na graça e no conhecimento de Cristo. Nesse sentido, todos nós somos particularmente chamados a esta “saúde espiritual”, a este estado de crescente maturidade eclesial, tão necessária para os dias atuais.

Na sequência o Papa nos exorta a sairmos da “estreiteza de visão”, a olhar mais longe e contemplar aquilo que o Espírito Santo suscita em todos os lugares, sedimentando em nós o verdadeiro desejo de caminharmos em comunhão.

O Santo Padre também nos encoraja a multiplicar os Seminários de Vida no Espírito, como uma poderosa estratégia do Espírito para levar as pessoas a um encontro pessoal com Cristo, não obstante ser este encontro o início de uma bela e exigente caminhada de ascese espiritual. Assim nos ensina o Papa: “Um objetivo é estender os SVE a todos, oferece as pessoas oportunidade de encontro vivo com Jesus, lugar de reconciliação e de renascimento. Estão sendo oferecidos nas áreas mais remotas? Todavia são só o início, um fogo que corre o risco de apagar se não forem alimentados. Portanto, após isso são necessários cursos de formação adequados que ajudem a manter viva a graça recebida no Seminário e apoiem o processo gradual de crescimento na fé, na vida de oração, na conduta moral, na participação dos sacramentos, na caridade e na missão da Igreja… incentivar o aprofundamento espiritual das pessoas que recebem o batismo no Espírito Santo. O caminho da santidade deve progredir sempre.” Fica claro, portanto, que o processo formativo proposto pela RCCBRASIL não é algo impraticável, utópico ou inacessível; é, antes, uma exigência da Igreja e um caminho excelente para o crescimento cristão.

O Papa também nos encorajou a nos abrirmos sem medo e sempre mais aos carismas: “A importância de promover o exercício dos carismas não só na RCC, mas em toda a Igreja. Devemos incentivá-los. Promover e não controlá-los. Sejam sempre valorizados os carismas que servem à evangelização e à missão.” Portanto, não tenhamos medo de sermos carismáticos. Como nos ensinava o saudoso Cardeal Suenens, os carismas não são o Sol, mas são os raios solares por meio dos quais sentimos o calor e o poder do Sol.

Por fim, o Santo Padre nos exortou a dar espaço a uma nova geração de líderes, formar novos líderes, sobretudo os jovens. Sim, verdadeiramente a missão do líder é formar outros, que sejam genuínos continuadores da missão salvífica de Cristo no mundo, pessoas que apontem para Jesus, pessoas que conduzam outras ao caminho do céu. Líderes sadios para uma nova geração.

Portanto, irmãos, temos um caminho bem pavimentado pela Santa Igreja a percorrer. Que Nossa Mãe, a Virgem de Pentecostes, interceda por toda a família carismática brasileira, para que em tudo façamos o que Seu Filho nos disser.

Veni Sancte Spiritus!

 

Vinícius Rodrigues Simões

Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL

 

G.O Jesus Senhor