Após festejarmos o último dia dos pais, me ponho a pensar que poucos filhos mantém um bom relacionamento com seus pais. Essa bela “figura” do pai, na maioria das vezes, tem sido pouco valorizada nos dias de hoje.

O pai tem sido visto como o provedor das necessidades e de suprimentos para a família, e em muitos casos, é verdade, ele é auxiliado nessa tarefa pela esposa. Por aí, percebemos a existência de um relacionamento familiar efetivo, mas não afetivo.

O relacionamento com nosso pai deveria acontecer desde o ventre de nossa mãe, onde fomos gerados, com beijos e carícias leves na barriga dela. Mas nem sempre é assim que acontece.

Sabemos da existência de muitos filhos magoados e que guardam ressentimentos dos seus pais porque acham que não receberam deles aquilo que esperavam receber e por isso os culpam.

Para entendermos a maneira com que nossos pais agem é importante pensarmos, por exemplo, como eles foram criados, que tipo de educação eles tiveram, qual foi a formação que receberam, quais foram os tantos sofrimentos, abandonos e rejeições que experimentaram. Ninguém pode dar o que não possui!

Você que sabe quem é seu pai e tem ele longe ou perto já pensou que pode dar o “pontapé” inicial para que o relacionamento com seu pai seja restaurado?

Sugiro que você vá primeiro ao Senhor. Conte a Jesus todas as suas mágoas, decepções e ressentimentos e permita que o Seu sangue, qual um bálsamo, te lave por inteiro. Depois, vá ter com seu pai. Aproxime-se. Diga a ele pessoalmente, por telefone, e-mail ou por mensagem de celular, o quanto você o ama. Aqui é bom lembrar que amor não é só sentimento, mas uma decisão.

Se aproxime mais. Eu, por exemplo, peço a benção do meu pai sempre quando chego ou saio de sua casa. Comece devagar, aos poucos. Um beijo no seu rosto, um abraço bem apertado. Todo o começo é desafiador! Faça-o na força do Espírito Santo!

O quarto mandamento da lei de Deus é “Honrar pai e mãe”: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Ex 20,12). O próprio Senhor Jesus recorda a força desse mandamento de Deus, no Evangelho segundo Marcos (cf. Mc 7,8-13). “Honra teu pai e tua mãe” é o primeiro mandamento com promessas: para seres feliz e teres uma longa vida sobre a terra (cf. Ef 6,1-3).

Não deixe passar mais esse “Dia dos Pais” sem demonstrar o carinho e amor ao seu pai. E se ele já é falecido, ofereça suas orações e até mesmo uma Missa pela sua alma.

Onazir Conceição
Coordenador Nacional do Ministério de Oração por Cura e Libertação


Veja mais:

 

Homenagem aos Pais

Um louvor a Deus, que é nosso Pai


Todas as notícias sobre Especial