O âmbito universitário e profissional pode parecer, muitas vezes, um lugar onde não é possível alcançar a santidade de vida à que todo cristão é chamado. São competições por vagas, notas, cargos ou salários, problemas e situações que desafiam nossa compreensão e demandam soluções rápidas e eficazes, colegas contrários a fé, que a todo tempo questionam nosso comportamento. O cenário muitas vezes não é favorável, o mundo parece novamente hostil a vida cristã autêntica e por vezes podemos achar que somente nos momentos em que estamos na igreja, na missa ou no grupo de oração, é que teremos condições de responder ao chamado do Senhor para uma vida de santidade.

Mas a palavra de Jesus para nós, até os dias de hoje, não mudou. Ele nos diz, como disse aos seus apóstolos: “mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo” (At 1,8). Certamente os confins do mundo incluem nossos locais de estudo e trabalho. E com muita convicção podemos dizer que Jesus não se enganou ao nos dizer que seríamos suas testemunhas em todos os lugares (e em todos os tempos), se fossemos batizados no Espírito Santo. E nós somos!

É possível, então, corresponder a esse chamado do Senhor à santidade, onde quer que estejamos. Sermos suas testemunhas alegres e fiéis e, com nossa vida e palavras, anunciar que a Salvação é para todos. Que Jesus ama a todos. É possível fazer isso como estudante e é possível fazer isso como profissional, no meio onde estamos inseridos. Graças a bondade de Deus, hoje já temos lindos exemplos de pessoas canonizadas, ou em processo, nessas realidades, como Santa Gianna Baretta Mola, Beata Sandra Sabatti, Beato Carlo Acutis, entre outros.

Quero destacar aqui um pouco da história da Beata Guadalupe Ortiz de Landázuri, espanhola, nascida em Madri, em 1916. Guadalupe fez graduação e doutorado em Ciências Químicas, atuando profissionalmente como pesquisadora e professora universitária de Química. Trabalhou amorosamente no ensino formal, além da dedicação à evangelização na obra a que o Senhor a chamou, sempre testemunhando Jesus em seu sorriso e delicadeza, na atenção que dava as pessoas e na condescendência com seus alunos. Guadalupe faleceu em 1975, também em Madri, devido a uma insuficiência respiratória, e foi beatificada em 2019, pelo Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Giovanni Angelo Bécciu.