Esse chamado especial nos coloca diante Daquele que ama

No mês dedicado às vocações, a RCCBRASIL preparou um conteúdo especial sobre esse chamado que o Senhor faz de modo particular a cada um dos seus filhos. Meditamos tanto sobre a vocação universal, como específica.

 

Mas, afinal, o que é a vocação?

A encíclica Christus Vivit (Papa Francisco, 2019), no parágrafo 248, ajuda a retomar o sentido da vocação primeira, o chamado à santidade, que nos coloca diante do Senhor que ama e cuida, fazendo um projeto para cada pessoa.

“A palavra ‘vocação’ pode-se entender em sentido amplo como chamada de Deus. Inclui a chamada à vida, a chamada à amizade com Ele, a chamada à santidade, etc. Isto tem um grande valor, porque coloca toda a nossa vida diante de Deus que nos ama, permitindo-nos compreender que nada é fruto dum caos sem sentido, mas, pelo contrário, tudo pode ser inserido num caminho de resposta ao Senhor, que tem um projeto estupendo para nós”.

Confira também alguns conteúdos dedicados às vocações específicas – laical, religiosa e sacerdotal, assim como a mensagem do Papa Francisco em ocasião do 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

 

Vocação Sacerdotal

A vocação sacerdotal refere-se aos diáconos, padres e bispos, que iluminados pelo Cristo Bom pastor, pregam o Evangelho e ministram os sacramentos. Clique no botão abaixo e leia mais.

 

Vocação Religiosa

A vocação religiosa é assumida por homens e mulheres que foram chamados a testemunhar Jesus Cristo de uma maneira radical, entregando a sua vida. Clique no botão abaixo e leia mais.

 

Vocação Laical

A vocação laical tem sua origem nos sacramentos do batismo e da crisma. O leigo tem o papel fundamental na obra de evangelização, ele é chamado a ser luz num mundo de escuridão. Clique no botão abaixo e leia mais.

 

Mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

São José não sobressaía, não estava dotado de particulares carismas, não se apresentava especial aos olhos de quem se cruzava com ele. Não era famoso, nem se fazia notar: dele, os Evangelhos não transcrevem uma palavra sequer. Contudo, através da sua vida normal, realizou algo de extraordinário aos olhos de Deus.

 

Neste mês não deixe de rezar pelas vocações, pedindo a Deus que conceda a cada uma delas as graças necessárias para bem vivê-las.

 


————–
Fonte: Vaticano/ Camilianos