Nos últimos anos, pudemos experienciar diversas vocações sacerdotais que nasceram como frutos dos Grupos de Oração espalhados por nosso Brasil. Como identidade central da Renovação Carismática Católica, o Batismo no Espírito Santo é vivenciado por essas vocações que nasceram desses celeiros tão abundantes. A própria Igreja reconhece esse crescimento expressivo de vocacionados que vivenciam as graças do Batismo no Espírito Santo e as suas consequências na vida e vocação.

São João Paulo II, na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Pastores dabo Vobis, afirma: “Também as associações e movimento juvenis, sinal e confirmação da vitalidade que o Espírito assegura à Igreja, podem e devem contribuir para a formação dos candidatos ao sacerdócio, em particular daqueles que procedem da experiência cristã, espiritual e apostólica dessas entidades agregadoras. Os jovens que receberam a sua formação de base em tais agregações e a elas se referem para a sua experiência de Igreja, não deverão sentir-se convidados a cortar com o seu passado e a interromper as relações com o ambiente que contribuiu para concretizar a sua vocação, nem deverão apagar os traços característicos da espiritualidade que aí aprenderam e viveram, em tudo aquilo que de bom, edificante e enriquecedor essas agregações contêm. Também para eles, este ambiente de origem continua a ser fonte de ajuda e apoio na caminhada formativa para o sacerdócio” (PDV:68 §4).

Na verdade, toda vocação brota da viva experiência do Amor de Deus, e com o sacerdócio não seria diferente. Deveríamos dizer, na verdade, que o sacerdote, sendo homem consagrado em favor do povo e em nome de Jesus Sacerdote, deve possuir um desejo mais ardente e constante de experimentar o Amor de Deus. O Batismo no Espírito Santo é uma experiência de decisão pelo Amor, que ajudacultivar a tornar o seminarista e o sacerdote mais capazes de viverem os aspectos da vida sacerdotal.

 

A RCCBRASIL deseja, junto aos Seminários, casas de formação, institutos etc., ser um serviço que contribua significativamente com a formação do candidato ao sacerdócio, salvaguardando aquela espiritualidade que lhe ajudou no despertar vocacional ou que descobriu ao longo do seminário. O Espírito Santo é o grande protagonista da vida espiritual, e cultivar a intimidade com este Deus Amoroso, através do Batismo no Espírito Santo, que gera conversão e aprofundamento no Amor de Deus, é capaz de forjar sacerdotes mais unidos a Deus e que vivam em espírito de serviço ao seu povo santo.

Felipe Silva

Coordenador do Ministério de Seminaristas da RCCBRASIL