I – Resumo

Nos dias 26 e 27 de janeiro de 2017, durante o ENF 2017, na cidade de Aparecida (SP), aconteceu o Workshop para Profissionais do Reino, um momento de  formação e organização dos trabalhos a serem realizados com os PdR do Brasil. Conforme projeto inicial, o workshop trabalhou a construção efetiva dos Cinco Pilares, a partir dos desafios levantados para 2017 pela reunião de lideranças PdR na cidade de Uberlândia (MG) no final de 2016.

A reunião teve três momentos importantes, primeiramente foram priorizados momentos de oração e partilha intercalados com os temas e nos momentos de envio, ressalta-se a graça do Grupo para fazer uma escuta profética. Um segundo momento no qual foi priorizada a abordagem do tema a partir de uma reflexão atualizada do pilar, trazendo novidades no Espírito. Por último, possivelmente o grande mérito deste Workshop, coroando a disposição dos presentes para se doarem em prol do trabalho com os profissionais, aconteceu o momento do planejamento e ação concreta dos PdR, realizando-se um grande resumo e constituindo comissões.

 

II – Temas

Os temas e delineamentos propostos para serem trabalhados foram os seguintes:

 

PRIMEIRO PILAR: Comunidade acolhedora e fraterna, conduzido por Carolina Alvarez, com o objetivo de compreender a sacralidade da partilha nos GPRs e ampliar o sentido do pastoreio, exercitando o cuidar do outro.

SEGUNDO PILAR: Espiritualidade Pentecostal, conduzido por Claudia Cunha,  orientando sobre a realização, individualmente ou em parceria, de Seminários de Vida no Espírito como modo de iniciação à vida carismática; intensificação da oração pelos desempregados e com os desempregados e a realização de momentos de adoração; e o fortalecimento do ciclo carismático nas reuniões dos GPRs.

TERCEIRO PILAR: Formação integral, conduzido por Camilla Paula, orientando e pensando formas de disponibilizar e socializar materiais de formação; a necessidade de aprofundar, de acordo com nossa missão e identidade, o sentido do trabalho humano buscando traçar um itinerário de formação que contemple as diferentes dimensões.

Neste pilar também foram discutidos alguns aspectos interessantes sobre adequação da formação dentro dos GPRs exigida pela RCC para com os Grupos de Oração e lideranças.

QUARTO PILAR: Diálogo – Construindo pontes, ministrado por Dennys Soares de Castro, que falou sobre estratégias  para aprofundar o diálogo com os demais Ministérios e serviços da RCC, a fim de estabelecer parcerias; ampliar e ocupar os espaços de representação na estrutura da RCC de cada diocese, estados ou país.

QUINTO PILAR: Missão e ação na sociedade, ministrado por Justo Emilio Alvarez, orientando os PDRs a inserirem-se em trabalhos já existentes, prioritariamente, os organizados pela RCC e/ou em outros movimentos;  pensar em formas de atuação nas diferentes áreas, priorizando a ação com educadores.

Como fruto desta última reflexão, foram organizadas 4 comissões de trabalho:

1- proposta de Workshop de Educadores;

2- proposta de organização de uma Revoada Missionária com os Profissionais do Reino, em parceria com o Ministério de Promoção Humana, para 2018;

3- equipe de divulgação do projeto Primeiro de Maio 2017, que, em unidade com o projeto Abraço de Pai, do Ministério de Promoção Humana, pretende organizar os eventos nas dioceses;

4- resgate histórico dos PDRs, que irá reunir todo o material existente sobre a atividade dos profissionais.

 

III – Desafios e Proposta concreta de ações para o ano 2017

Dentro do contexto do quinto pilar, ainda foi proposto o desafios de AGIR como PdR no nosso espaço de Trabalho

– ser um profissional coerente, testemunho da ação concreta de Deus no espaço de trabalho a ele conferido;

– doar 10% da nossa vida profissional: DOAR parte do nosso tempo para uma ação social concreta, como se fosse um dízimo, agindo na especificidade da nossa profissão.

 

Confira a galeria de imagens do evento acessando rccbrasil.org.br/imagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.